Político gay assume posto número dois do governo alemão


R7-Angela Merkel forma novo gabinete e inclui os liberais de Guido Westerwelle

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fechou neste sábado (24) uma nova coalizão de governo com o Partido Democrático-Liberal (FDP), com quem concorreu nas últimas eleições. Uma das grandes novidades do novo ministério de Merkel, que governa o país há quatro anos, é o ministro das Relações Exteriores, considerado o cargo político número dois do país: Guido Westerwelle, líder dos liberais, é um político abertamente gay.

Não é a primeira vez que um político gay ganha um alto posto no país. O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, do SPD (Social Democracia, de centro-esquerda) chegou ao poder em 2006 e supreendeu os eleitores já no início da campanha. Ao final de seu discurso de lançamento, após detalhar algumas de suas propostas para a cidade, ele fez uma declaração que se tornou famosa:

- A propósito, eu sou gay, mas isso é bom.

O acordo de coalizão de Merkel ainda precisa ser aprovado pelos conservadores e liberais, o que deve acontece ao longo da próxima semana, praticamente um mês após a vitória dos dois grupos nas eleições parlamentares federais.

Desafios

O principal desafio do novo governo é enfrentar a crise econômica mundial, que bateu com força na Europa. Para incentivar o crescimento econômico, o novo governo tentará implantar uma isenção de 24 bilhões de euros no imposto de renda, com foco principal em famílias de baixa e média renda, de preferência com crianças.

Sobre a sexualidade do novo ministro das Relações Exteriores, alguns analistas prevêem que ele possa enfrentar problemas ao negociar com países estrangeiros onde a homossexualidade ainda é crime, caso de alguns países árabes e muçulmanos. Apesar de ser discreto, Westerwelle circula com o namorado, o empresário Michael Mronz, sem problemas pelos círculos políticos da Alemanha.

Político gay assume posto número dois do governo alemão Político gay assume posto número dois do governo alemão Reviewed by Samuel Rodrigues on 14:22 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.