ad

►News

latest

Cidade texana de Houston elege sua primeira prefeita abertamente lésbica

13 de dezembro de 2009

/ by Samuel Rodrigues
Annise Parker teve 53,6% dos votos e superou ex-procurador.
Campanha foi marcada por forte retórica anti-homossexuais.

Houston tornou-se no sábado (12) a primeira grande cidade dos Estados Unidos a eleger uma prefeita abertamente homossexual, Annise Parker, após uma disputada eleição, marcada por uma forte retórica anti-homossexual, que deu a gays e lésbicas uma vitória simbólica após derrotas sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia e em Maine.

"Os eleitores de Houston abriram a porta para a história", disse Parker em um centro de convenções em Houston. "Eu sei o que essa vitória significa para muitos de nós (...)".

Foto: AP

Annise Parker, prefeita eleita da cidade de Houston, no Texas, celebra sua vitória na madrugada deste domingo (13) em centro de convenções. Ela é a primeira prefeita abertamente homossexual a vencer uma eleição na cidade texana. Ela teve 53,6% dos votos, e seu principal concorrente, o ex-procurador geral da cidade Gene Locke, admitiu a derrota. A campanha foi marcada por uma forte retórica anti-homossexuais. (Foto: AP)



Democrata, Parker vai enfrentar um déficit orçamentário de US$130 milhões quando seu mandato começar em janeiro. Ela venceu no segundo turno o também democrata Gene Locke, advogado afro-americano.


No ano passado, a Califórnia aprovou a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo, conhecida como Proposição 8, e eleitores do Maine em novembro derrubaram uma lei estatal que permitia o casamento gay.


Outras cidades americanas como Portland, Oregon e Providence têm prefeitos abertamente homossexuais, mas nenhuma do tamanho de Houston -- a quarta maior cidade do país, com mais de 2 milhões de residentes.
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo