ad

►News

latest

Sociedade Bíblica do Brasil promove concurso literário

2 de maio de 2010

/ by Isaac Vieira Vidal

A partir de 26 de abril até 20 de agosto, estarão abertas as inscrições do concurso literário “A História de Mary Jones: o início do movimento das Sociedades Bíblicas”.

Organizado pela SBB, o Prêmio Literário tem como objetivo premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, impressos em tinta ou em braile, que destaquem a história de Mary Jones, o início do movimento das Sociedades Bíblicas e seu impacto na vida das pessoas.

Os candidatos poderão concorrer em uma ou nas duas categorias estabelecidas: Contos e Poesias. Cada modalidade, por sua vez, é dividida por faixa etária: até 14 anos e acima de 15 anos.

Para participar do concurso, o autor deve ter como texto-base o livro sobre “A História de Mary Jones”. E a obra pode ser adquirida gratuitamente por meio do site www.sbb.org.br, ou pelo telefone 0800-727-8888.

As inscrições, juntamente com a entrega dos textos, podem ser feitas pessoalmente ou por correio, nos seguintes locais: na Sede Nacional da SBB, no Museu da Bíblia, ambos em Barueri (SP), ou na Secretaria Regional de São Paulo da entidade, na capital paulista.

As obras literárias vencedoras serão escolhidas por uma comissão julgadora de profissionais selecionados pela organização do evento. Os critérios de avaliação compreenderão fidelidade ao tema, criatividade, originalidade, ortografia, uso correto da linguagem e qualidade de conteúdo. A cerimônia de premiação se dará em 25 de setembro no Museu da Bíblia. Os três primeiros colocados de cada categoria e faixa etária serão agraciados com medalhas e kits de publicações variadas, além de troféus para os campeões.

Para mais informações e inscrições, acesse o site da SBB

Quem foi Mary Jones?

Mary Jones viveu há cerca de 200 anos no País de Gales, Reino Unido. De família muito pobre, ela morava com os pais nos arredores de uma cidadezinha do interior, numa pequena propriedade rural. A vida da família era difícil: todos tinham de trabalhar duro para garantir o seu sustento. O único dia de descanso semanal era o domingo, quando Mary e seus pais interrompiam a dura rotina para ir à Igreja.

Aos nove anos de idade, quando foi alfabetizada, Mary Jones estabeleceu uma meta para si mesma. Iria ter uma BÍBLIA,para ter sempre que quisesse. E teria de ser uma Bíblia na sua língua, o galês.

No tempo de Mary, ter uma BÍBLIA era na verdade, mais do que uma meta - era um desafio. Os livros eram muito caros. Pessoas pobres e ou comuns não podiam comprá-los. Mesmo para as pessoas ricas, isso também não erra fácil. Havia poucos livros à disposição e somente em algumas línguas.

Mas Mary estava determinada a vencer todos os obstáculos para ter sua própria BÌBLIA. Assim,começou a trabalhar e a economizar. Durante seis anos, cuidou de galinhas e vendeu ovos. Juntou restos de fios de lã, tricotou meias e vendeu no mercado. Trabalhou na colheita do trigo, embora esse trabalho fosse pesado demais para uma menina. E não comprou nada, nem sequer um par de sapatos ou um vestido. Tudo era economizado e ia para o cofrinho, com o seu único e especial propósito.

EM SUAS MÃOS- Quando, por fim, Mary juntou o suficiente para a compra da sua BÍBLIA - aos quinze anos, portanto - e descobriu que, para encontrar um exemplar, teria de viajar até uma cidade distante de seu vilarejo. Com a permissão dos pais, ela fez a viagem - na verdade, uma exaustiva, solitária e arriscada caminhada a pé de quarenta quilômetros.

Por muito pouco, Mary não chegou tarde demais, vendo frustrar o sonho acalentado durante anos.

No local indicado para a compra da BÌBLIA, havia restado somente UM último exemplar em galês, sua língua.

Nesse momento - em que finalmente Mary, exultante, põe as mãos na sua tão sonhada BÍBLIA - uma parte dessa bela história se encerra. Mas um novo e inspirador capítulo se inicia.

RESOLVER O PROBLEMA- Passado algum tempo, a história da menina galesa chegou a Londres, mais precisamente aos ouvidos de um grupo de líderes cristãos. Surpresos,admirados, eles mal puderam crer no que ouviram - era incrível inaceitável que uma criança, ou qualquer pessoa, tivesse de passar por tudo aquilo para ter a sua própria BÍBLIA. Algo tinha de ser feito para mudar essa situação. Era preciso imprimir mais BÍBLIAS. Era precisos,também, que as BÍBLIAS tivessem preços mais acessíveis. Era necessário, ainda, que existissem BÍBLIAS em todas as línguas. Aquele grupo de pessoas decidiu, então, fundar uma organização voltada a esses objetivos. Assim surgiu a primeira Sociedade Bíblica, a Sociedade Bíblica Britânica & Estrangeira.

EM TODO O MUNDO- Mais de duzentos anos se passaram. Ao longo desses dois séculos, as Sociedades Bíblicas realizaram um enorme esforço de tradução das Escrituras Sagradas, um trabalho capaz de abranger desde os idiomas mais falados a línguas de grupos minoritários. Também buscaram otimizar o processo de produção gráfica, a fim de oferecer um número de escrituras, com qualidade e preços acessíveis. E, por fim, criaram eficientes canais de distribuição, com a ajuda de igrejas cristãs do mundo todo, com o objetivo de fazer com que a Palavra de Deus esteja facilmente disponível a todos. Muito á foi realizado, mas a missão e o desafio permanecem. Assim como Mary Jones, ainda há muitas crianças e adultos com fome da Palavra. Eles esperam aquele momento abençoado em que terão nas mãos a sua própria BÍBLIA.

NO BRASIL- A Sociedade Bíblica do Brasil foi criada em conseqüência do movimento gerado por Mary Jones. Ela é uma entidade organizada por igrejas e cristãos, que se dedica à publicação de Bíblias e materiais bíblicos para que a Palavra de Deus chegue a todas as pessoas em nosso país. Ela foi fundada em 1948 e desde então se dedica a essa missão. Os programas sociais que a Sociedade Bíblica do Brasil desenvolve visam levar o benefício da Palavra de Deus a todos, especialmente aos mais necessitados. Eles são desenvolvidos em parceria com Igrejas e Instituições que vêem na Palavra de Deus um instrumento valioso para transformar o mundo.


Informações da SBB
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo