Espanha vai banir crucifixos das escolas públicas

O Governo espanhol prepara uma lei sobre a «liberdade de religião» que prevê que o Estado respeite uma estrita “neutralidade” em matéria de religião, excluindo nomeadamente os crucifixos das escolas públicas.

O Governo socialista espanhol anunciou já em 2008 que prepararia uma lei para um maior respeito da laicidade e do pluralismo religioso, num país onde a Igreja Católica permanece muito presente e influente.

O diário espanhol de centro-esquerda explica hoje que após o texto da lei “em preparação”, os funerais de Estado se realizarão “sem qualquer cerimonial de caráter religioso”, quando hoje são geralmente realizados segundo o rito católico.

As políticas públicas deverão respeitar uma estrita “neutralidade face à religião e às crenças, evitando qualquer confusão entre função pública e atividades religiosas”, segundo texto do projeto

Assim, os crucifixos deverão desaparecer das escolas públicas, dos hospitais e de todo o espaço público, enquanto os membros do Governo não deverão mais prestar juramento perante uma cruz durante as cerimônias de investidura.

Apesar da Constituição de 1978, que assenta no princípio do caráter confessional do Estado e das suas instituições, os símbolos católicos permanecem muito presentes em Espanha, mais de 30 anos após o fim da ditadura franquista que elevou o catolicismo ao nível de religião do Estado.

Fonte: Lusa - Portugal
Espanha vai banir crucifixos das escolas públicas Espanha vai banir crucifixos das escolas públicas Reviewed by Samuel Rodrigues on 13:41 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.