Papa dá carta branca para renovação de Legionários de Cristo


O Papa Bento 16 deu "a mais ampla autoridade" ao grupo encarregado de renovar os "Legionários de Cristo", uma congregação cujo fundador, o mexicano Marcial Marcel(Foto) que já morreu, foi acusado de pedofilia. O decreto foi neste sábado (24) pelo Vaticano.

O arcebispo italiano Velasio De Paolis será o líder interino desta ordem católica ultraconservadora, "durante o tempo que for necessário", para renová-la, segundo o documento publicado no site da Legião de Cristo.

O padre Marcial Maciel, falecido aos 87 anos em janeiro de 2008, nos Estados Unidos, chefiou até sua morte, com mão-de-ferro, os Legionários de Cristo, congregação que fundou em 1941 no México. Ele foi acusado de abusos sexuais por alguns de seus supostos filhos e por oito ex-seminaristas.

Maciel era pai de uma menina, filha de um relacionamento secreto, cuja existência foi reconhecida em 2009.

Bento 16 nomeou o arcebispo Velasco De Parolis no mês passado, depois que a Igreja Católica Romana sofreu grandes pressões para que tomasse medidas enérgicas contra os abusadores e seus protetores na hierarquia.

O Papa decidiu, em maio, retomar o controle desta congregação ao nomear ele próprio um delegado.

No ano de 2006, Bento 16 forçou Marcial Maciel a "renunciar a qualquer ministério público" e "a se retirar para uma vida de oração e penitência".

Os Legionários de Cristo estão presentes em 22 países e possuem 800 sacerdotes, 2.500 seminaristas e 70.000 membros laicos. Também administra 12 universidades.

Papa dá carta branca para renovação de Legionários de Cristo Papa dá carta branca para renovação de Legionários de Cristo Reviewed by Samuel Rodrigues on 22:54 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.