Provocador Gospel: Resenha do CD "Viva" de Cassiane (Desculpe a sinceridade!)


Chegou ao mercado fonográfico já sendo disco de platina, com uma tiragem de 100 mil cópias. Já é um dos CDs gospel mais vendidos do ano, e já estão preparando mais 30 mil cópias para disponibilizar no mercado. VIVA da cantora Cassiane não para de ser tocado nas rádios por todo o país. Estou aqui hoje para tratar de alguns aspectos que ninguém tem coragem de dizer, apenas eu, então como de costume, já peço desculpas adiantadas se algumas das minhas opiniões sobre o CD não agradar.


A produção musical e a regência do CD ficaram por conta do grande maestro Jairinho Manhaes, mas devo relevar a grande participação do mais novo produtor de Elaine de Jesus, Roony Barbosa que esteve presente no CD inteiro (Exceto em uma música). Talvez seja por isso que o novo CD de Elaine esteja no estilo no qual ela nunca deveria ter saído...Bom, por enquanto isso não vem ao caso. VIVA é um CD que também tem seus altos e baixos, não é o melhor da cantora.

Uma da novidades do CD é a forma que ele veio ao mercado cristão. O formato "Digipack" que lembra uma caixinha, é uma embalagem que consiste de um ou mais bandejas plásticas contidas em um cartão de várias formas (tipicamente com um formato de livro). Na maioria das vezes um "Digi-pack" é uma versão de luxo e contém material exclusivo suplantando as tradicionais capas de CD, das versões regulares. Aqui a Sony leva um parabéns pela idéia. O único problema é que se o dono do CD não tiver cuidado, poderá perder o conteúdo e a embalagem muito fácil e rapidamente, afinal a capa e o CD inteiro é praticamente de papel, então tome cuidado!!

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "De uma forma diferente"- Composto por Rodney Santos e Davi Vianna é a música que Cassiane mais tem comentado durante suas apresentações. A música começa com a cantora cantando sem nenhuma introdução, o que leva crer que isso é um pouco de ousadia, porém, no playback há sim uma introdução antes de começar cantar a música. Vemos o cuidado que Cassiane seu produtor tiveram em cada detalhe antes mesmos de lançarem o CD. Você pode conferir esse cuidado clicando aqui. A música serve para todos que estão querendo se afastar dos caminhos do Senhor.

2. "Celebrarei"- De Jairo Bonfim é a música que muitos tem eleito como carro chefe do CD. Para mim não é. Celebrarei é uma linda música, mas o CD tem músicas muito melhores e mais bonita que essa. Esta vem com participações de um coral infantil, composto por 39 crianças (Ou 40 pois não sei se Melissa Júlio é um nome só, esqueceram da vírgula, mas tudo bem!! Cortaram algumas letras na hora da edição pelo encarte todo, claro que a qualidade não é levado em consideração, não é mesmo Sony??) que fizeram a parte deles muito bem feita. É uma música que fala do arrebatamento da igreja e da felicidade que estaremos lá no céu para sempre, é linda, já disse, mas não é a melhor.

3. "O Nazareno"- É muito interessante como Jairinho consegue excelentes introduções para suas músicas, essa merece aplausos, dá um certo temor a começar a tocar o hino (Dizem que a introdução lembra a música mundana de Lady GaGa...Não achei muito não) que fala sobre o dia do arrebatamento da igreja. Composto por Moisés Cleyton, Cassiane soube interpretar muito bem juntamente com seu Back Vocal a primeira parte do hino. Depois fica meio monótona a coisa. Porém é um hino realmente impactador.


4. "Escolhido"- Sabe aquelas músicas que dá uma vontade de pular logo para não perder tempo. Bom uma das do CD VIVA é essa, é uma música meia fraca, não ia fazer muita falta se não tivesse no repertório. Mas vai ficando legal no final, então até que é merecível honrar o autor Tony Ricardo por essa linda letra, creio que os arranjos é que não ajudaram muito, essa confesso para mim não é a mais bonita e também não a mais feia do CD.

5. "Sou um milagre de Deus"- Aqui temos talvez a maior revelação do CD em questão de arranjo. Essa está sendo considerada um rock gospel da pesada por seus arranjos fortes e guitarras extremamente perfeitas em cada toque. É um estilo que Cassiane soube interpretar muito bem. O pessoal do Gospel Channel gostaram muito dessa música, e é claro eu também. Cassiane rock é muito divertido, uma canção que começa calma, muito calma, e quando entra no coro ...UALLL...começa um estilo vibrante, cheio de toques fortes. A guitarra não para...rs...A composição é de Vânia Santos.

6. "Creia no milagre"- É outra que merece destaque logo na sua introdução, como disse Jairinho, "é unção nova do céu". Por sinal a letra que Roberto Reis escreveu é linda, tem que ter muita unção para escrever um letra tão simples e ao mesmo tempo forte e impactante. Durante toda a música vemos e sentimos os arranjos perfeitos de todos os instrumentos utilizados. Realmente essa é linda. Haja Gogó!!!..

7. "Memorial de Deus"- Essa é aquela música legal do CD, aquele que é sensacional aos ouvidos ao ouvir o toque da bateria, piano, baixo, violão, e a guitarra que nessa canção fez um solo ULTRA, MEGA ESPETACULAR. E claro a perfeição do Back, que também deu um "Up" a mais no CD nessa canção. A composição também é de Tony Ricardo.


8. "A unção de Deus"- De Hemerson Poubel é uma música na qual a letra não é daquelas mais bonitas e inovadoras, lembra a canção "Muita unção" da própria Cassiane. Sabe as músicas do CD "Sementes da fé", pois é, essa música se encaixaria muuuuuito bem nesse CD. Nada de novo!!

9. "Primeiro amor"- Essa é daquelas que não faria falta alguma se não tivesse entrado no CD. Não tem Back Vocal, e possui somente um único instrumento tocando-a, o violão Nylon solo e Aço. Tavinho tocou essa música inteira!!!....A letra escrita por Moisés Cleyton é bonita, Cassiane cantou muito bem. Mas mesmo assim não ia fazer nenhuma falta se não tivesse entrado no CD.

10. "Desemborca o vaso"- Eita Deus!!!...Essa é típica de um CD pentecostal, o estilo forrozinho voltou com tudo esse ano, e Cassiane não tá de fora dessa. Moisés Cleyton escreveu a letra e Cassiane interpretou muito bem como de costume.

11. "Águas da unção"- Temos aqui Cassiane dando uma de compositora juntamente com Celso e Rony. Até que não ficou feio não, tá melhor que "Louve sempre" do "Sementes da fé". É uma canção extremamente espiritual. Essa aqui é somente dar liberdade para o espírito Santo que a glória desce na igreja!!...A letra ficou divina. E mais uma vez um destaque para a guitarra solo. A guitarra entrou de cabeça nesse CD...Xd!

12. "Não vai faltar"- Você conhece o estilo Cassiane??..bom essa canção vem bem do estilo que a cantora criou e que muitas copiaram, tentaram e querem gravar. É a canção que da mais um "Up" no CD. Estilo consagrado, só Cassiane mesmo, é para cantora pentecostal mesmo. A composição é de Moisés Cleyton.

13. "Faz-me viver outra vez"- De Elaine Araújo, é uma música bem daquelas tipo "gravamos todos os ritmos, e agora??..há vamos misturar"..deu para entender?..Não né, bom essa música tem um rock, um pentecostal é um pouco de adoração profética!!..Sei lá...é legal!!....O trabalho das guitarras aqui também merece aplausos.


14."Jesus Cristo vem"- É uma música que fala da esperança do crente, que é a volta de Jesus Cristo, o nome da canção diz tudo, fala da vinda do noivo para buscar sua noiva. É uma canção extraordinária. Quando começa cantar o coro dá para sentir aquele arrepio gostoso. Pentecostal de verdade!!...A música serve também para alertar aqueles que estão desviados dos caminhos do senhor. A letra é de Hemerson Poubel.

A *nota final para o CD é de 60, afinal não tá 100% !!
Não gostou? faça melhor, envie a sua resenha sobre o CD para gospelchannel@globomail.com
Para falar comigo entre em contato pelo provocadorgospel@r7.com
*De 0 à 100 pontos

atualizada dia 15/12/10 ás 17:56

© The Most Gospel Company 2008-2010-All Rights Reserved Gospel Channel Corporation Entertainment Christian 2010
Provocador Gospel: Resenha do CD "Viva" de Cassiane (Desculpe a sinceridade!) Provocador Gospel: Resenha do CD "Viva" de Cassiane (Desculpe a sinceridade!) Reviewed by Samuel Rodrigues on 16:47 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.