R.R Soares recebe passaporte que somente autoridades possuem


R. R. Soares obtém documento destinado a autoridades e servidores em serviço por solicitação de seu sobrinho, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ)

O Senado pediu ao Ministério das Relações Exteriores um passaporte especial para o chefe da Igreja Internacional da Graça de Deus, pastor Romildo Ribeiro Soares, mesmo sem o evangélico exercer qualquer tipo de atividade parlamentar. O documento foi solicitado no dia 21 de dezembro, com prazo de validade de um ano, segundo o Itamaraty.

Conhecido como R. R. Soares, o pastor é cunhado do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. Ambos são tios do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). A ficha de concessão do passaporte, como apurou o Estado, mostra que foi Crivella quem solicitou o documento à Coordenação de Atividades Externas do Senado (Coatex).

Procurado, o senador não quis dar explicações sobre o pedido. "Prefiro não comentar nenhum assunto deste tipo, prefiro que o Itamaraty comente", disse. "Escreva aí que o senador prefere não comentar", sugeriu. O bispo R. R. Soares também foi procurado, mas não respondeu à ligação.

Os portadores de passaporte diplomáticos e especial recebem tratamento diferenciado nos aeroportos e alfândegas, como a dispensa da revista. Esses documentos são cedidos gratuitamente a pessoas que viajam em missão especial de alguma esfera de governo - cidadãos comuns têm de pagar R$ 156,07 para a obtenção de passaporte.

A assessoria de comunicação do Senado confirmou a intermediação na concessão do passaporte de R.R. Soares, por solicitação de Crivella. Alega que o procedimento está previsto no decreto de 4 de dezembro de 2006, sobre documentos de viagens.

Assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Celso Amorim (Relações Exteriores), o decreto previa a cessão de passaporte especial a pessoas que, embora não relacionadas na lista de servidores e parlamentares ali citados, "devam portá-los em função do interesse do País".

Ao contrário do que fez a Câmara dos Deputados, que liberou a relação de parlamentares favorecidos com passaporte diplomáticos, a lista do Senado permanece em sigilo. A única informação oficialmente divulgada é que, no último ano, foram requeridos "de 70 a 80 passaportes".

Patrimônio. O pastor R.R. Soares é dono de um patrimônio milionário, que inclui, entre outros bens, gráficas, gravadoras, distribuidoras e emissoras de rádio e tevê. Ele é um dos evangélicos que mais aparece na televisão, comandando cultos semanais e de aconselhamento em redes abertas. Em 2009, o pastor foi citado em reportagens após ter comprado um avião King Air 350, com capacidade para oito passageiros.

PARA LEMBRAR

Filhos e neto de Lula receberam documento

Questionamentos sobre a concessão de passaporte diplomático pelo Itamaraty vieram à tona após a notícia de que dois filhos e um neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberam o documento dois dias antes de o petista deixar o governo. Apesar das promessas, nem Luís Cláudio Lula da Silva, de 25 anos, nem Marcos Cláudio Lula da Silva, de 39, teriam devolvido os passaportes especiais.

A concessão do documento está prevista em decreto de 2006. Têm direito ao passaporte presidentes, vice-presidentes, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes, assim como cônjuges e dependentes até 21 anos (24 anos, se forem estudantes) ou portadores de deficiência.

Fonte: Estadão
R.R Soares recebe passaporte que somente autoridades possuem R.R Soares recebe passaporte que somente autoridades possuem Reviewed by Samuel Rodrigues on 19:12 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.