ad

►News

latest

Provocador Gospel: Resenha do CD "Eternamente adorador" de Lauriete

14 de maio de 2011

/ by Samuel Rodrigues
Lauriete é uma das três maiores cantoras pentecostais do Brasil. Juntamente com Cassiane e Elaine de Jesus se consolidaram na última década como as principais desse segmento; não é a toa que elas vão estar juntas na gravação do DVD em comemoração do centenário das Assembléias de Deus no Brasil, pela Sony Music, em Belém no mês de Junho.


Ao longo de seus 30 anos de carreira Lauriete possui 26 CDs, 1 VHS e 3 DVDs gravados. Seu reconhecimento veio com a música "Deus está neste lugar" do CD "Adoração" lançado em 1997; sua notoriedade e reconhecimento veio em 1999 com o lançamento do CD "Palavras" onde a música título deste CD se tornou o maior sucesso do ano, juntamente com "Com muito louvor" de Cassiane e "Abra o coração" de Elaine de Jesus, essas três músicas foram as mais repercutidas em milhares de igrejas por todo o Brasil.

Depois desse ano Lauriete sempre permaneceu na lista das mais desejadas cantoras pentecostais em vários congressos e eventos realizados pelo Brasil. No ano de 2001 veio outro sucesso maior ainda, foi lançado o CD "O segredo é louvar" que assim como o último, foi produzido por Jairinho Manhães e obteve inúmeras críticas positivas, afinal, foi um CD realmente inovador para a época; e novamente lá estava ela dividindo o ranking das maiores cantoras pentecostais do Brasil com Cassiane e Elaine de jesus que também lançaram CDs fenômenais no ano produzidos por Jairinho Manhães. ("Até o fim" 2002 | "Recompensa" 2001)

Logo depois veio os inesquecíveis CDs "Presença" e "Milagres". Mas foi em 2005 que Lauriete se consolidou mais uma vez com o lançamento do CD "Deus", que entrou em destaque graças a música "Dias de Elias". Em 2007 Lauriete lançou o CD "Ensina-me" e alcançou a marca das 150.000 cópias vendidas. No ano de 2008 foi a vez do CD "Fé", onde a cantora resolveu se utilizar de dois grandes maestros na produção, estou falando de Melk Carvalhedo e Jarinho Manhães; foi a última vez que Jairinho produziu um CD de Lauriete. O CD fé vendeu cerca de 80.000 cópias, também foi a primeira vez que a cantora passou para baixo da linha dos cem mil.


Em 2009 o público conheceu o CD "As águas", até hoje o melhor projeto gráfico da carreira da cantora, onde os elogios chegaram ao mais alto patamar! Sérgio Menezes (Digital Design) fez seu último "mimo" aos CDs de Lauriete. "As águas" vendeu mais de 150.000 cópias. No ano de 2010 Lauriete lançou o CD "Vou profetizar" e prestou sua última homenagem a Sérgio Menezes que faleceu no dia 6 e fevereiro do ano passado, vítima de um trágico acidente de helicóptero no Rio de Janeiro (relembre); estimasse que esse CD tenha vendido mais de 80.000 cópias.


Ufaaaaa! (kkk)..Chegamos em 2011, em que (desculpe a sinceridade) todas as cantoras pentecostais tem que dar o melhor possível de si em seus CDs. Este ano a Assembléia de Deus comemora 100 anos de existência, e ela é a grande responsável pela maiorias das cantoras pentecas fazerem o maior sucesso nessa nação!

Este ano Lauriete apresentou "Eternamente adorador", um CD que me deu muuuuuito trabalho para falar alguma coisa! O estilo pentecostal de Lauriete é único, até hoje não exista cantora que possa fazer o que ela faz em seus CDs. Todo CD que Lauriete lança ela sempre faz questão de nos deixar meio perplexos em alguma faixa, mas desta vez confesso que ela me surpreendeu em algumas. Até hoje Lauriete não havia conseguido fazer um pop pentecostal, mas este ano ela conseguiu!

"Eternamente adorador" foi produzido por Melk Carvalhedo. As fotos foram tiradas por Fernando Effiquem e o projeto gráfico ficou mais uma vez por conta de Márcio Martins da Millenium MKT. E vou dar um parabéns por terem tirado aquele estilo de letras que desde 2005 sempre vieram nos encartes de Lauriete, estava passando da hora de mudar, madaram muuuuuito bem.

O CD saiu da Microservice com 50.000 cópias e já foram vendidas 40.000, ou seja, disco de ouro automático (rsrs...kkk). O Back vocal mandou muito bem, só acho que deveriam ter aumentado um pouco mais, afinal, Lauriete tem um vozerão e as vezes ultrapassa demais o back, que dessa vez contou com nossos queridos Paulo ZucKini, Jairo Bonfim, Janeh Magalhães, Jozy Bonfim, Joelma Bonfim, Queila Martins, Aldo Gouveia, Adieel Ferr, Jéssica, Elis, Melk Villar e Ed Fernando.

O encarte do CD ficou sensacional, melhor que do ano passado, porém teve um erro FATAL! Tá certo que errar é humano, mas um erro desses, que vou citar durante a resenha, não se pode cometer PRAISE RECORDS!!! Ano passado já teve errinhos, mas esse ano mandaram mal hein!!

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??…Que bom!!..Vamos começar!

1. "Vale a pena ser fiel" - Pela primeira vez Lauriete não coloca como carro chefe do CD uma música que fala do mover,da Glória de Deus ou arrebatamento da igreja, como vem acontecido desde o CD "Ensina-me". Essa canção foi divulgada pouco antes de se lançar o CD, ao contrário de outras gravadoras que divulgam uma música faltando mais de 1 mês para colocar a venda nas lojas, até lançar enjoa um pouco (kkk..falei). A composição é dos irmãos Gomes, grandes homens que levam a palavra e a seriedade com as coisas de Deus. Com essa canção dá para perceber que o CD vem com arranjos bem modernos mas sem fugir do ritmo pentecostal..Melk mandou bem..nesse CD tem muitas músicas para a mocidade da igreja, então líderes do grupo de jovens fiquem ligados!!

2. "Eternamente adorador" - Aqui está a faixa que dá tema a este CD. Me agradou bastante por ter sido produzida com arranjos bem modernos sem se ligar muito ao pop. Ficou simplesmente sensacional. A Composição é de Gislaine e Mylena.

3. "Meu país" - Sabe aquela música "Menino do sinaleiro", pois é tem esse estilo. Só pra lembrar que bem antes de Lauriete se tornar deputada federal, ela já puxava a orelha de muitos deputados e governantes dessa nação, então me reservo a associar essa faixa a sua eleição! A composição dessa linda canção é de Samuel Santos Sama. Uma boa canção para cantar em culto de missão.

4. "Casa Cheia" - Marcando o retorno de Vanilda Bordieri aos CDs Lauriete, é a faixa que mais está em destaque por todo o Brasil. Uma canção com arranjos imponentes e que envolve muita técnica vocal, então cuidado na hora de cantar! Pra quem não conhece, a última vez que Vanilda Bordieri entrou em um dos CDs de Lauriete como compositora foi em 2007 com as músicas "Lá vem ele" e "Os olhos do amado". A propósito esse CD tem compositores bastante ecléticos, o que mais se destaca é Moisés Cleyton com 4 hinos de sua autoria.

5. "Eu te vi" - Tem uma letra bastante bonita escrita por Sandro Cândido, porém não me entusiasmei com essa faixa, entretanto me lembrou muito os tempos em que Lauriete cantava músicas com esse estilo, contendo uma mensagem, e que alguém pode muito se identificar com ela.

6. "Eu e minha casa" - De certa forma Lauriete, desde seu último lançamento, tem cantado sobre família, e realmente o povo cristão precisa ouvir músicas assim, e como consequência uma canção assim pode fazer grandes efeitos na vida de uma família que esteja precisando muito de Deus. Essa faixa teve uma pequenina participação de Reginaldo Almeida, esposo da cantora, e de sua Filha Júlia Acsa. A composição é de Moisés Cleyton.

7. "Os anjos cantam" - Essa é uma daquelas músicas que o grupo da igreja que contenha vozes masculinas e femininas devem cantar, ficaria bem legal mesmo! Arranjos muito modernos (Cada ano que passa Lauriete tá cada vez mais atualizada sem perder o foco de seu ministério pentecostal, isso foi que eu achei legal nesse CD..[ops!]). A composição é de Sanny.

8. "Jesus vai voltar" - Depois de 8 anos sem composições de Lauriete (última foi "A volta do rei" em 2003) temos aqui uma faixa que com certeza vai emocionar muitos cristãos na igreja! Lauriete manda muito bem compondo músicas que falam da volta e Cristo. O back vocal arrasou nessa faixa. Eu me emocionei ouvindo essa canção! Afinal essa é a esperança do crente.

9. "Que irá" - Esse CD tá muito missionário. Tá afim de evangelizar, dê esse CD ao seu amigo que não é cristão! De Moisés Cleyton aqui temos uma música que também serve para culto de missões. E mais uma vez relembrando aquelas músicas de "raízes" de Lauriete!!

10. "Santo Deus, te adoro" - A mais pop do CD! E uma das que mais gostei! Composta por Marcelo Manhãs um estilo que dessa vez se enquadrou perfeitamente para Lauriete.

11. "Você é de Deus" - Depois de um estilo pop, temos um estilo pentecostal meio retro, e que gostei também!! Me fez lembrar de novo alguns CDs como "Presença" e "Milagres". Arranjos mais simples e que começam a dar um "up" no refrão. A composição é de Moisés Cleyton.

12. "Igreja de oração" - Uma letra bastante complicada de se escrever, eu escrevo hinos e nunca consegui escrever uma história bíblica dessa forma. Moisés Cleyton mandou super bem. Mas a Praise Records cometeu um erro GRAVÍSSIMO e porque não FATAL na hora de escrevê-lo para o encarte. Não sei de quem é a culpa, muito menos quem é que revisa todos os detalhes antes de mandar para fabricação em massa, a direção de arte é da própria cantora então alguém me responda, como puderam deixar de escrever o hino completo?? Tá faltando uma parte imensa desse hino no encarte!!! Isso não pode acontecer!!

13. "Grandioso és tu" - É ano de centenário das Assembléias de Deus, e Lauriete resolveu depois de 12 anos voltar a regravar uma canção da Harpa Cristã das Assembléias de Deus. E mandou muito bem! Conseguiram deixar o hino tradicional ainda mais belo, afinal como sempre digo, "Os mais belos hinos e poesias estão na harpa cristã", também não é pra menos, aforam escritos em tribulação. O back arrebentou nessa faixa, principalmente os homens, essa faixa fechou o CD muito bem! Lauriete tem um gógó de ferro! A composiçao é de Stuart K. Hine (Hino 526-A.D).

A *nota final para o CD é de 88 pontos
Não gostou? faça melhor, envie a sua resenha sobre o CD para gospelchannel@globomail.com
* De 0 à 100 pontos.

CORREÇÃO: Verdadeiramente acabei esquecendo de verificar o CD "Fé", realmente as últimas composições de Vanilda Bordieri foram "O primeiro da fornalha" e "Alegria do Louvor".
(Valeu por avisarem..[ops!])

Nota corrigida às 11:56h de 15/05/2011

© The Most Gospel Company 2008-2011-All Rights Reserved Gospel Channel Corporation Entertainment Christian 2011
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo