ad

►News

latest

Provocador Gospel: Resenha do CD "A espera de um milagre" de Shirley Carvalhaes

18 de junho de 2011

/ by Samuel Rodrigues

Shirley Carvalhaes conseguiu me dar um nó na cabeça! Que CD difícil de se escrever alguma coisa!


Acompanho o ministério da cantora desde o CD Ao vivo gravado na Riosampa em 1997; claro que na época eu era bem pequeno, uma criança mesmo, porém lembro-me que todo mundo tinha esse CD em casa e até hoje muita gente ouve esse CD chorando, afinal, bons momentos são inesquecíveis.

Todo cristão já ouviu (com certeza) no mínimo uma música de Shirley Carvalhaes, quem não se lembra das canções "Situações", "Mãos ungidas", "Fala que eu te escuto" entre tantas outras; mas é um pecado eu não mencionar o CD de Shirley lançado no ano 2000 pela Franc Records, onde todas as canções foram ao mais alto grau de premiação, o Maximum Single!

Shirley Carvalhaes possui, apenas pela Art Gospel, mais de 1.000.000 de cópias vendidas, sendo 500.000 só pelo CD "Há uma saída" lançado em 2003; porém não podemos esquecer que Shirley pode estar atingindo a marca de 10.000.000 de cópias vendidas durante seus 35 anos de ministério (esse informação depende de confirmação do C.V.G ou da ABPD).

Muitas cantoras já disseram que começaram suas carreiras sendo influenciadas pela voz de Shirley Carvalhaes, e não é pra menos; Shirley Carvalhaes, Mara Lima, Sofia Cardoso, Cecilia Souza e Mara Dalila foram as maiores cantoras pentecostais durante muitas décadas; pra quem não sabe, Shirley Carvalhaes regravou a música "Povo barulhento" de Cecilia Souza. Atualmente Shirley Carvalhaes, Mara Lima e Sofia Cardoso continuam lançando CDs.

Pra quem ainda não entendeu, estou falando de uma cantora que foi responsável por divulgar e expandir a música pentecostal pelo Brasil e exterior. Shirley Carvalhaes não é apenas mais uma cantora pentecostal, ela é a cantora que ultrapassou limites no mercado fonográfico, venceu grandes desafios durante sua vida, e se hoje as cantoras gospel estão tendo grandes oportunidades no cenário nacional foi por causa dela, Shirley Carvalhaes. Acredite se quiser!

Em um show da Shirley, a cantora Fernanda Brum foi contratada para abrir o evento com um público estimado em 150.000 pessoas.Talvez por causa disso, Fernanda Brum conseguiu um contrato com a MK Music e vender mais de 100.000 cópias do álbum Meu bem maior" lançado em 1995.

Neste ano de 2011, Shirley Carvalhaes lança seu último CD pela Art Gospel, o CD "A espera de um milagre".

Dessa vez Shirley decidiu se utilizar de três maestros na produção de seu CD. Foram Lenno Maia, Wesley Ros e Sérgio Assunção. Foram quatro faixas para cada produtor musical. Vou indicando a cada faixa comentada.

A Komunica fez um trabalho excelente, mas deixa eu dar um "PUXÃO DE ORELHAS" na Shirley...O QUE ELA TÁ FAZENDO COM SEUS CABELOS?! TÁ PERECENDO CARNAVAL; TÁ VERMELHO, MARROM, AMARELO, E DEPOIS QUANDO VEMOS ELA AO VIVO, NÃO É NADA DO QUE APARENTA NOS CDS... TÁ NA HORA DE SER MAIS "AUTÊNTICA" NO VISUAL!!...Tá certo que toda cantora hoje em dia não fica sem Photoshop, mas as vezes o que tem de exagero..hummmm! Tirando isso o design ficou muito original.

Eu disse no começo dessa postagem que está sendo um pouco complicado pra mim falar desse CD. Tem coisa que parece não estar se encaixando na minha mente em relação as melodias por ela cantada.

Os Backs Vocals fizerem bonito: Jairo Bonfim, Alessandro Almeyda, Lenno Maia, Josy Bonfim e Joelma Bonfim fizeram parte dos arranjos do maestro Lenno Maia. Jacqueline Ros, Jisa Lima, Wilson e Gilsom Campos fizeram parte dos arranjos do maestro Wesley Ros. Cleyde Jane, Alessandro Almeida, Thyago Fersil e Ozéias Costa formaram o back do maestro Sérgio Assunção.

O CD saiu da Arvato Digital Services (Sonopress) com a primeira tiragem de 50.000 cópias. Pra uma cantora do nível da Shirley, creio que o encarte deixou a desejar, no mínimo mais 2 lâminas mostraria mais profissionalismo.

EXPLICANDO: O CD "A espera de um milagre" possui 3 lâminas, que juntas dão um total de 6 páginas.

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??…Que bom!!..Vamos começar!

1. "O astro" - A letra dessa canção não me agradou em nada! Dá uma olhada: "O filme começou o astro é Jesus, a cena é real o cenário é a cruz", os compositores Jeann e Junior me causaram certa indignação; filme são histórias, que as vezes se baseiam em fatos reais, porém nada daquilo é realmente de verdade, ou seja, engano, mentirinha, falsidade, atores que decoram falas, gestos, e tudo não passa de teatro. Quem disse que só sei elogiar! Repito: Que CD difícil de se escrever alguma coisa! Foi por isso que pedi permissão da minha equipe para buscar ajuda, e o Gospel Channel me indicou uma pessoa que, praticamente, faz parte da família TMGC como um parceiro e amigo, que aliás me contaram ser muito Fã da Shirley, Daniel de Carvalho. Segundo ele essa faixa fala do poder de Jesus para realizar milagres e que para nós contracenarmos com ele basta somente pedirmos. Daniel vai me ajudar muito nessa resenha (rs) - Arranjos: Sérgio Assunção.

2. "A espera de um milagre" - Aqui temos a faixa tema do CD e confesso que não tem nada de novo! É aquela coisa de "luta, prova, vitória, etc"...Nada de novo e surpreendente. A composição é de Denner de Souza e Adriano Barreto. Arranjos: Wesley Ros.


3. "A voz do silêncio" - A partir dessa faixa o CD ficou com grandes arranjos e estilos bem ecléticos e confesso que adorei! Essa canção é de composição de Gutto Soledad. Uma faixa que é a cara da Shirley. A faixa mostra que a oração é o segredo de qualquer vitória. Arranjos:Lenno Maia

4. "Tudo por você" - Essa faixa me conquistou devido a letra, todo CD de cantora pentecostal tem uma faixa que causa uma explosão de sentimentos que não se entendem, bom, essa faixa causou isso comigo. Daniel de Carvalho diz mais - é um hino diferente, onde podemos ver uma mescla interessante de instrumentos. A composição é de Denner de Souza e Adriano Barreto. Arranjos:Wesley Ros.

5. "Você vai ver" -Um modão universitário (famoso sertanejo universitário), eu sou bem difícil de gostar de hinos assim, mas Shirley Conseguiu me fazer amar essa faixa, e com erteza muita gente, assim como eu, se encantou com essa faixa. A composição e arranjos são de Wesley Ros.

6. O cálice" - Minha mãe deu alguns Glórias a Deus na cozinha ouvindo esse hino! (kkk) Realmente cada faixa tem direção do Espírito Santo para falar ao coração de cada pessoa de maneiras diferentes. Já eu não gostei muita dessa faixa, o final da canção ficou muito "estranho". O maestro Sérgio Assunção deveria ter caprichado mais. A composição é do cantor: Luíz Arcanjo.


7. "Quando ele chega" - Eu gosto muito de hinos ao estilo forró, mas forró pra arrebentar mesmo, agradei-me muitíssimo dessa faixa, Shirley realmente arrebentou!! (kkk). PODER E GLÓRIA, temas típicos de hinos nesse estilo. A composição é de Isaac Dionísio. Os arranjos são de Lenno Maia. Mas tem um "defeito" quase inperseptível nessa faixa. Na hora que a cantora canta "Receba unção, unção, unção...se prepare que hoje aqui nesta igreja é pura explosão", antes e entrar na parte em vermelho há um erro de passagem mínimo entre os arranjos e a voz da cantora! Se você entende de música ou tem um excelente ouvido vai perceber isso!

8. "Lavado e Remido" - Mais um hino que me surpreende, quem disse que hinos de letras simples não podem ser bonitos. Daniel de Carvalho diz - é uma regravação da cantora Flordelis. Fala sobre o crente que foi comprado pelo sangue de Cristo, onde ele se torna mais poderoso que um vulcão, pois Deus nos dá força para seguir e que o diabo mesmo querendo roubar nossa fé, não irá conseguir. A composição é de Gutto Soledad. Arranjos: Lenno Maia

9. "Resgate de Deus" - Que letra linda, dá vontade de chorar. Daniel de Carvalho: "O Resgate de Deus" tem uma letra linda, declarando que Jesus nos resgatou de um grande vendaval, que Ele juntou os cacos do nosso coração e foi Ele mesmo quem colou e não deixou cicatrizes. Nós somos um resgate de Deus e é através da nossa fé que fomos salvos. A composição é de Lenno Maia e Aline Maia. O Back mandou muito bem nessa faixa, acredite se quiser, esse hino é para o grupo e jovens da igreja. Arranjos: Lenno Maia.


10. "Sonhos de Deus" - Essa faixa foi escrita por Anderson Freire, e confesso que aqui está o melhor arranjo do CD. Você que conhece o compositor Anderson Freire sabe que ele não deixa a desejar. A letra dessa canção é muito inspiradora. Os arranjos são de Sérgio Assunção. Por causa dessa faixa houve muita discussão em relação aos pontos desse CD.... ai se não fosse essa três últimas faixas!

11. "Vão ver" - Também com arranjos modernos, essa canção é pra as irmãs do Círculo de oração da igreja. Essa faixa vai falar com muitas pessoas que conseguiram alcançar a vitória. A composição é de Josefo Flávio Borduchi. Arranjos: Sérgio Assunção.


12. "Vai tudo bem" - Deixo para Daniel de Carvalho encerrar essa resenha - Encerrando a gravação com uma letra diferente, de autoria e produção musical de Wesley Ros, "Vai tudo Bem" é quase uma transcrição do versículo de 1º Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 18 onde está escrito: “Em tudo dai graças”. A música nos motiva á profetizar que devemos fazer uma passarela com os nossos problemas. O coro, bem acompanhado com a guitarra tocada pelo próprio produtor, fala para profetizarmos para nossa vida que tudo vai bem, para que a vitória possa chagar para nossa vida.


A *nota final para o CD é de 88 pontos
Não gostou? faça melhor, envie a sua resenha sobre o CD para gospelchannel@globomail.com
* De 0 à 100 pontos.

© The Most Gospel Company 2008-2011-All Rights Reserved Gospel Channel Corporation Entertainment Christian 2011 - @smkxd
Daniel de Carvalho - Citações usadas com permissão do autor
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo