ad

►News

latest

Quanto um cantor deve cobrar para ir cantar em uma igreja?

8 de fevereiro de 2012

/ by Samuel Rodrigues

Um fato que ocorreu está semana no interior paulista chamou minha atenção e levantou a seguinte pergunta: Quanto um cantor deve cobrar para ir cantar em uma igreja??

Primeiramente vamos deixar claro uma situação que ocorre em todo o Brasil. Quando um cantor(a) secular famoso(a) faz shows em comemoração ao aniversário da cidade, em eventos, festas particulares, etc, é cobrado valores altíssimos de 250 à 400 mil reais, esse valor é pago (ou compensado) seja graças a venda de ingressos ou pela própria identidade. Agora percebemos que sempre há no meio desses shows um dia reservado para o público evangélico, ou seja, de show gospel, pois bem, os cantores de música cristã também cobram um valor BEM significativo. Pois bem, na minha opinião eles estão certíssimos nesse caso, afinal, o valor cobrado não chega a ser alto como dos outros estilos musicais, e afinal cantores evangélicos também são profissionais da música e sobrevivem através desse meio.

Agora um outro caso é quando o cantor vai cantar na igreja. Vou comentar agora o que aconteceu está semana que se passou. Não vou citar o nome das cidades envolvidas e o nome dos cantores, que também são compositores. O negócio é que alguns anos atrás essa dupla de compositores foram da cidade A para a B e cobraram um pequeno valor simbólico, talvez do combustível do carro, participaram uma noite do congresso e foram embora... Beleza!! Essa semana eles foram convidados para voltarem a mesma cidade, na mesma igreja e aconteceu que o valor cobrado passou de 3.500 reais mais a diária do hotel. O pequeno detalhe é que a dupla de compositores teve uma de suas música ANO PASSADO gravada por uma cantora famossérrima no meio pentecostal e aparentemente o sucesso subiu a cabeça de veeeezzzz!!

Tem cantor que pensa que pode subestimar a inteligência do povo de Deus. Música na igreja tá virando negócio lucrativo também!! Pra quem não sabe, muitas cantoras fazem acordos quando se trata de ir louvar na igreja. Como não citei nomes nessa matéria vou continuar seguindo desse mesmo jeito. Uma cantora pentecostal bem conhecida do público certa vez foi convidada para louvar em uma igreja e disse que enviaria seu material (cerca de 300 CDs) e assim só iria cobrar o valor dos CDs pela viagem de ida e volta. (Cada CD custou 15 reais). Este pareceu um acordo justo. Agora teve também uma outra cantora que disse que enviaria seus materiais e ainda por cima iria querer 1.500 reais!!

Hoje vemos também que muitas cantoras nem cantam mais em igrejas, só vivem fazendo shows, até porque é muito mais rentável! Se a música gospel continuar nesse ritmo de avanço e reconhecimento, vamos ter QUALQUER cantor gravando música gospel sem saber o real motivo do estilo músical mais rentável para as gravadoras atualmente! Ainda bem que ainda tem cantoras que se tornaram reconhecidas mas mantém a humildade! (poucas mas ainda tem)

Também tem cantor que não cobra para ir louvar em outras cidades, apenas se preocupa com um lugar para ficar. Esse assunto sempre levante um debate sobre um valor justo. E creio que essa resposta não vai ser fácil de encontrar!


As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da coluna que necessariamente não condizem com a equipe completa da The Most Gospel Company. Crie sua coluna no Gospel Channel, fale sobre o que quiser, nos mostre suas idéias. Entre em contato: gospelchannel@globomail.com
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo