ad

►News

latest

Resenha do novo CD de Amanda Ferrari "Eu nem sonhava"

19 de maio de 2012

/ by Samuel Rodrigues
Ela foi a cantora pentecostal que mais ganhou destaque pelo seu CD "Eu vejo Deus" lançado ano passado. Obteve altos elogios da vários blogueiros e críticos da música gospel por ter feito um álbum com uma ótima qualidade em relação ao estilo pentecostal que há algum tempo já não se ouvia. TALVEZ por causa disso muitas cantoras esse ano estão voltando um pouco as raízes. 



Amanda Ferrari esse ano conseguiu de novo fazer um CD excelente, mais dessa vez alguns pontos não merecem só elogios. Esse ano o projeto gráfico do CD ficou por conta de design Julio César Ribeiro Júnior, ou simplesmente, JR Design. Pois bem, andei observando algumas cópias do CD em várias lojas e percebi que o material foi prejudicado na hora em que saiu da fábrica. A fotos e design ficaram "tremidas" e algumas letras foram embaralhadas. Se não fosse o tema "sonho", diria ainda que as fotos ficaram MUITO superficiais com tanta edição e tratamento de imagem. Esse com certeza não é o melhor encarte que o JR Design já fez!! (Resumindo, a arte é boa, mas a produção pela fábrica prejudicou o resultado final para os consumidores)

A culpa, talvez, foi da Microservice, responsável por fabricar as primeiras AA 14.000 cópias. Já estamos vendo que a Praise Records não vai conseguir se manter entre as 5 melhores gravadoras gospel do país na nova lista que será lançada pelo C.V.G em julho; visto que está perdendo seu cast e a qualidade está em decadência. Um fato triste. 

O back Vocal do CD contou com a participação de: Adiel Ferr, Fael Magalhaes, Josy Bonfim e Joelma Bonfim. A produção, claro, foi de Melk Carvalhedo. 

O álbum basicamente canta Bíblia e fala da transformação que Deus faz na vida do crente. Algumas pessoas me perguntaram porque a última resenha que eu fiz dei a nota de 87. Então aproveitando aqui vou deixar claro que esse ano estou mais rigoroso em relação a critérios. Vocês vão perceber isso em outra tabela que vai ser postado só nessa resenha. Pode considerar que um CD que ganhar acima de 85 pontos é ótimo/excelente. (em relação a fidelidade ao estilo).

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "O mestre chegou" - Todas as músicas desse CD merecem elogios na introdução. Arranjos pentecostais e pouco uso do pop é que faz esse CD estar sendo apontado como um dos melhores do ano. A composição dessa faixa é de Diego Henrique.  A característica dessa música lembra o pentecostal de alguns anos trás. Utilização do coro com frequência à deixa fácil de cantar e decorar. Os arranjos musicais agraciam a canção a cada toque. Música simples mas muito bem produzida.
2. "Eu nem sonhava" - Tema do CD que se encaixa muito bem no momento em que vive a cantora Amanda Ferrari. Me lembro que quando ela lançou o CD "Eu vejo Deus" ninguém estava colocando crédito na obra, ou seja, ninguém sonhava que conseguiria algum sucesso. Depois de um ano vejam como Amanda está no cenário pentecostal. Essa faixa está sendo vista por algumas pessoas como "muita exaltação humana". Claro que esse single não é o melhor do disco. A composição é de Vanilda Bordieri.

3. "Carruagem real" - Deus muda a vida daquele que permanece fiel até nos momentos de provação. Essa faixa é uma dos grandes destaques do CD. Relata a história bíblica de Mefibosete, filho de Jônatas e neto do Rei Saul. Segundo a Bíblia, Davi deu a Mefibosete todos os pertences que eram de Saul. Uma letra muito bem feita por Glayson e Jany. Os arranjos musicais também são o grande ponto forte dessa canção. Música emocionante quando se começa a imaginar essa cena.



4. "Dono da casa" - O interessante dessa faixa é o tema que ela abordou. A última vez que esse mesmo assunto ganhou destaque foi com a cantora Eliane Silva em 2006, com a música "Dono da festa". Hoje em dia é uma realidade ver que muitas igrejas estão perdendo a presença do Espírito Santo de Deus. É lindo ver jovens e crianças falando em línguas estranhas dentro das igrejas, porém hoje em dia é algo que esta virando "raridade". Não podemos nos esquecer que Jesus é o "personagem principal" da igreja.  A composição é de Dill da dupla "Os narizeus".

5. "Quem é ele" - Canção simples e bonita, porém muito fraca em relação as outras. Composição é e Agailton Silva, compositor que aparentemente só ganha destaque com singles lançados por Damares. A composição fala da história de José para se torna governador do egito. Nada de especial acontece nessa canção. Nem os arranjos musicais conseguiram deixá-la mais bonita.

6. "Tempo de cantar" - Talvez esse seja o maior destaque do CD. Arranjos extremamente elaborados fazem que a música fique deleitosa. Por se tratar de menos de 5 minutos de duração, dá aquela vontade de voltar e dar play nela várias vezes. "Tempo de cantar" é uma daquelas faixas que todo grupo da igreja vai querer! A composição também é de Dill. 


7. "Não vou naufragar" - Amanda Ferrari e seu esposo Gunnar Ferrari são os compositores dessa emocionante faixa. Os arranjos ao estilo louvor e adoração nos fazem entrar em comunhão com Deus em oração. Uma canção que dá para trabalhar bem as vozes no grupo de jovens. Deus nunca nos deixa nos momentos mais difíceis. 


8. "De derrotado a campeão" - Ritmo "Típico" da música pentecostal, talvez o que faça Amanda Ferrari estar se dando bem, afinal a tentativa das cantoras de "empurrarem" o ritmo pop-pentecostal para os fãs tem feito as vendas de CDs caírem. Mesmo assim muitas ainda vão insistir em seus lançamentos esse ano. Amanda segue o ritmo contrário e tem se sobressaído muito bem. Marcio Goiano escreveu uma letra que não fala de uma história bíblica específica, mas fala de como é o agir Deus no momento que ele decide abençoar. Essa música também é uma regravação. Eliã Oliveira já cantou essa música em seu CD "É ele" (2010).

9. "História de milagres" - Outro grande destaque no CD é essa canção. Escrita por Eleazer Souza a faixa diz que tudo em nossa vida é milagre. Cada momento da nossa vida é milagre de Deus. A palavra "Milagre" é usada inúmeras vezes, mas esse clichê não a deixa enjoativa, muito pelo contrário, o ritmo bem produzido fazem uma melodia muito agradável aos ouvidos. 



10. "Vou brilhar" - Depois de "Eu vejo Deus" se Amanda não gravasse forró iria causar muita discussão!! Neste CD não tem tantas faixas com esse ritmo, mas essa única já salva esse requisito mínimo [rs]. Até me assustei quando vi de quem era a composição; Vanilda Bordieri voltando a compor no ritmo forró, já fazia tempinho hein?! Uma música nesse ritmo costumeradamente fala da Glória na igreja, mas dessa vez o tema é do brilho diferente que o cristão possui em seu semblante, se baseando na história de Moisés depois que ele desceu do monte com o rosto brilhando. Uma faixa esplêndida. (pelo menos para quem gosta)


11. "Quebrando a rotina" - Essa faixa possui a introdução musical mais linda do CD. Essa música possui um pouco do ritmo pop-pentecostal, mas por ter sido muito bem feita não tenho nada de reclamar dela. A composição é de Dill.

12. "Brilhando no vale" - Mais uma regravação de composição de Agailton Silva. Sinceramente não gosto de ver cantoras que são referências ficarem regravando músicas. A faixa ficou bonita com os arranjos de Melk, tanto que já vi grupo de irmãs ensaiando ela para louvar. É canção mais curta do CD. A introdução com as guitarras ficou extremamente boa.





Nota revista e corrigida dia 07/07/2012 ás 18h:11 min
© 2008-2012 The Most Gospel Company | All Rights Reserved
Gospel Channel WEB Entertainment Christian 2012|@gospelchannelbr
Dúvidas, sugestões e críticas: gospelchannel@globomail.com
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo