ad

►News

latest

Resenha do novo CD de Elaine de Jesus "Escolhidos"

28 de julho de 2012

/ by TMGC COMPANY - GOSPEL CHANNEL
Elaine de Jesus conseguiu deixar muita gente ansiosa pelo seu novo CD. A longa espera parece ter feito tudo valer a pena. Com uma qualidade excessivamente superior ao antecessor "Celestial", não teve quem não elogiasse esse álbum pop pentecostal!



Apesar de Elaine ter divulgado antecipadamente que seria um CD pop pentecostal, a cantora conseguiu com que arranjos pentecostais se misturassem ao pop perfeitamente. Digamos que "Escolhidos" é uma mistura de "Pérola" com "Sala do trono", então quem gostou desses dois CDs (ou de um deles pelo menos) não pode deixar de adquirir esse novo trabalho da barbie gospel!

Dessa vez a Sony optou em mandar fabricar o CD em formato acrílico. Graças a Deus por isso. Particularmente não gosto do formato Digipack, em minha opinião é muita desconsideração com as cantoras em lançar um CD nesse formato tão simples e barato, afinal digipack é papel, e isso faz o CD ficar exposto a muitos perigos! Espero que as gravadoras comecem a perceber isso!

 Um dos assuntos mais discutidos é sobre a tiragem do CD. Bom, atualmente no mercado fonográfico as gravadoras comemoram muito quando os trabalhos lançados conseguem disco de ouro, pois está muito difícil alcançar 40 mil cópias vendidas, no mundo gospel isso é um pouquinho mais fácil! Dessa vez a primeira remessa veio da fábrica em AA 5.000, essas todas já foram vendidas segundo Maurício Soares da Sony Music, e a segunda já foi solicitada. A divulgação é preocupante, mesmo assim está melhor que a do CD "Celestial". A distribuição também preocupa. Mesmo tendo chegado a todo sudeste, boa parte do país vai esperar um pouco mais até ter o CD em mãos. Dá impressão de que quando os CDs de Elaine eram lançados pela Cristo Vencedor, eles se espalhavam com mais facilidade.


Os produtores que assinam esse álbum são Ronny Barboza e Adelso Freire. Os arranjos musicais estão a altura de uma cantora que está entre as maiores pentecostais do Brasil. O Back vocal me surpreendeu muito. Explodiram em todas as canções. Até porque as músicas e os backs  foram divididos, ou seja, não ficou nada cansativo para ninguém. Participaram: Pheterson Mayki, Dedy Coutinho, Kezia Coutinho, Saulo Oliveira, Dirceu Freire, Dione Freire, Aretusa Cardoso, Simone Barboza, Paloma Possi, Hedy Barboza, Rodrigo Mozart, Raquel Farias e Paulo Zuckini.

Dessa vez o projeto gráfico do CD está excelente, porque (como alguns vão se lembrar) da última vez o projeto gráfico da Sony Music parecia coisa de amador, ainda tiveram a ousadia de divulgar como "um projeto  gráfico de muito apuro estético" até hoje não sei o que queriam dizer com isso, e a onde estavam com a cabeça de divulgar uma coisa dessas. Acho que aprenderam a lição, e o responsável pela arte do CD ficou nas mãos de Lincoln Baena da agência Na Massa. (que também vai assinar o novo site da cantora, que só Deus sabe quando vai ao ar [kkk])

A Sony Music ainda está dando os primeiros passos no meio gospel (e cada vez aprendendo mais sobre esse público tão exigente que é o da música pentecostal); Mas foi confirmado que seu faturamento, graças a música gospel, cresceu em cerca de 5 milhões de reais só ano passado. Mas há também algumas criticas que a Sony merece ouvir. O site de vendas da gravadora existe só para dizer que tem, porque os novos lançamentos, inclusive o da Elaine, não estão disponíveis. A barra dos mais vendidos nunca é atualizada. O site de notícias Gospel Sony Music também não é atualizado com frequência, o Facebook é mais movimentado que a home do cast gospel. Aos poucos vão se acertando. Mas é incrível ver que ela já e a segunda melhor gravadora na nova lista do C.V.G (saiu a Line Records, e entrou também entre as três melhores a Central Gospel Music -veja completa-)

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados?...Que bom!!..Vamos começar! 

1. "Que ele cresça" - Escolhida como single do CD, essa foi a música divulgada nas rádios e que conseguiu bons elogios por causa da letra. Composta por Anderson Freire, temos uma faixa com um pop-pentecostal bem leve em seus arranjos musicais. Fácil de cantar, decorar e sem delongas exagerados, temos uma faixa rápida e cheia de brilho. Acertou em cheio na escolha dela como carro chefe. Os arranjos são de Ronny Barboza.

2. "Provocando milagres" - Essa é a faixa que os fãs queriam como single, mas tudo bem, mesmo não sendo a escolha oficial e uma das canções que estão se destacando. Disse uma vez que Elaine estava se esquecendo do estilo que a fez ser conhecida em todo o Brasil; Canções rápidas de tirar o fôlego e repleta de notas altas, e confesso que fiquei feliz com essa música (mesmo não sendo tão alta). E claro, falou de poder e glória nos CDs de Elaine, falou em Elizeu Gomes, nome que nunca pode faltar nos CDs da cantora. Ronny Barboza também assina essa faixa.

3. "Escolhidos" - Anderson Freire é o compositor mais conhecido da música gospel desde 2007, suas letras são extremamente ungidas e tocam no coração. Quando a Sony divulgou os 30 segundos dessa canção, confesso que não gostei muito, mas ao ouvi-la por completa digo que uma das minhas preferidas do CD. Um leve  pop pentecostal  sensacional, e aliás, pela primeira vez Elaine conseguiu misturar esses dois ritmos (pop e pentecostal) perfeitamente em um único CD. O back vocal e a voz de Elaine ficaram perfeitamente encaixados. Diferente do Celestial em que ficaram abafados pela voz da cantora. Quem assina essa faixa é Ronny Barboza.

4. "Então será curado" - Depois de um pop leve, e a hora de um mais "pesado"! E aqui se percebe a diferença desses dois ritmos, visto que muita gente não consegue diferencia-los. Eu sou um critico que foca muito o fracasso da música pop, só que desta vez digo e repito, está um pop-pentecostal muito bem produzido. Um som novo aos ouvidos com uma sinfonia musical de enorme excelência e competência. A composição é de Adelso Freire, que também assina a produção musical dessa faixa.

5. "Samos 23" - Mais uma vez temos aqui um pouco dos ritmos pop e pentecostal. "Salmos 23" se refere sim ao capítulo 23 do livro, porém o foco não é nele, apenas a introdução antes do refrão se remete as palavras do rei Davi. Assim como eu, alguns acham que o título da canção não deveria ser esse, mas tudo bem. Fora isso e letra é muito forte. A composição é de Moisés Cleyton, e quem assina a faixa é Ronny Barboza.

6. "Hoje tem festa" - Elaine de Jesus sempre gravou em seus CDs um ritmo vibrante e dançante, mas dessa vez me surpreendi!! O ritmo é tão diferente que as vezes dá uma impressão de que não tem nada sincronizado entre as vozes e a melodia, mas é só impressão. O Back vocal é excepcional. E os arranjos muito bem feitos. Gostei muito desse estilo. A composição é de Anderson Freire, Adelso Freire, Aretusa Cardoso e André Freire. Quem assina a faixa é o produtor Adelso freire com arranjos de Dedy Coutinho.
 
7. "O Senhor do reino é Ele" - Outro grande destaque do CD, e possivelmente uma das canções que muitos regentes de grupos de jovens vão querer colocar no coral. Atualmente as cantoras pentecostais não cantam mais músicas assim. A letra, escrita por Moisés Cleyton, é muito forte mesmo, quando li e ouvi  "Deus vai trazer à tona a enganação. As máscaras do templo vão cair ao chão" me enchi do temor de Deus, e fiquei meditando, porque muito pensam que enganam a Deus, mas ELE sabe de tudo, vê tudo e ai de nós se não fosse sua misericórdia sobre nossas vidas. Os arranjos musicais foram muito bem produzidos. E foi muito bom ouvir Elaine cantando desse jeito outra vez. Adelso Freire assina a faixa.

8. "A demora de Deus" - Não gosto de ver cantoras regravando músicas, mas quando a música é dela mesma, aí então um F5 é muito bem-vindo! Fiquei com uma grande preocupação em relação a essa faixa. Meu medo era que ela ficasse parecida com a versão de Rogério Vieira no CD "Deus nos escolheu", mas Ronny Barboza fez um ótimo trabalho. Essa versão está menos pop que a antiga, e com uma tonalidade um pouco mais baixa, está mais fácil para cantar. A composição é de Elizeu Gomes.

9. "Sacerdote fiel" - Quando vi a letra me perguntei: "o que vai sair daqui?!! Assim que começou a tocar me agradei bastante da introdução musical, um pequena parte em inglês (Até hoje muitos fãs aguardam por um CD  em inglês, dos maiores sucesso da cantora. A promessa desse CD já vem desde 2004), que merece todos os elogios. A faixa inteira é repleta de técnica vocal. Um estilo "louvor e adoração" que não para de crescer entre as pentecostais. A irmã caçula de Elaine, Suellen de Jesus, faz uma participação especial nessa faixa. As vozes de ambas formaram um par perfeito. E para meu espanto o compositor dessa música é Elizeu Gomes. Quem assina é Ronny Barboza.

10. "Atos 2" - Depois de muito pop é hora de pentecostal! Uma canção de arrepiar, e uma das minhas favoritas. É muito bom ver Elaine cantando assim mais uma vez!! (quem é fã entende [rs]). Falar de pentecostal e do mover do Espírito Santo é sempre bom. Ainda mais quando se repete o refrão com tanta ousadia e com arranjos muito bem elaborados. O back vocal mais uma vez surpreende! - A composição é de Anderson Freire (também me assustei com Anderson compondo nesse ritmo). A produção musical foi de Adelso freire.

11. "Anonimato" - Uma das canções mais lindas de se ouvir no CD. Faz bem aos ouvidos arranjos musicais tão bem produzidos, com uma melodia incrível e vozes encaixadas perfeitamente. Esse CD com certeza é um dos melhores da carreira de Elaine. A composição é de Anderson Freire e Dedy Coutinho, com produção de Adelso Freire.

12. "Parceria" - Cantar mais Bíblia e menos exaltação humana é uma das revindicações dos admiradores da música pentecostal. E esta aí o resultado. "Escolhidos" é um CD assim, e essa canção me agradou muito mesmo. Um ritmo muito bom de se ouvir, e principamente ,não enjoa. Dá vontade ficar ouvindo. A composição é de Ervencio. Quem assina é Ronny Barboza.

13. "Surpresa da Glória" - Mais uma canção pentecostal  que trás de volta o estilo Elaine de Jesus de cantar. Quem gosta de música pentecostal não pode deixar de ouvir essa música. E dessa vez sim, o compositor é Elizeu Gomes. O back vocal explode e faz a faixa mais bela ainda. Uma verdadeira sinfonia pentecostal. A produção é de Adelso Freire. Uma faixa que considero um presente para quem acompanha o ministério de Elaine há 19 anos.



14. "Quero mergulhar" - Uma faixa singular que veio para acrescentar ainda mais a obra completa. Com uma pegada mais pop rock, "Quero mergulhar" dá uma quebrada nos ritmos já ouvidos no CD. Elaine sempre inovando para não ficar na rotina de sempre. A composição é de Celso Barbosa. A produção musical foi de Ronny Barboza.

15. "Ressuscitou, ele está vivo" - E para completar esse CD, mais uma faixa pop pentecostal muito bem feita. Quando o pop é bem feito a gente que elogiar néh!! Últimamente as cantoras voltaram a cantar sobre a ressurreição de Cristo e isso é muito importante na música pentecostal. Afinal Jesus é o centro de tudo. Uma das músicas mais altas do CD. A composição é e Anderon Freire, Adelso Freire, Gislaine e Mylena.



2008-2012 The Most Gospel Company | All Rights Reserved
Gospel Channel WEB Entertainment Christian 2012|@gospelchannelbr
Dúvidas, sugestões e críticas: gospelchannel@globomail.com 

*NOTA REVISTA E CORRIGIDA / EQUIPE DO P.G NOS ENVIOU UM E-MAIL ONDE DIZEM QUE TRÊS NOTAS FORAM PASSADAS ERRADAS - FORAM ALTERADAS ESCOLHA DO SINGLE, ACEITAÇÃO DA CRITICA, E ACEITAÇÃO DO PÚBLICO AS 10:20 MIN DE DOMINGO DIA 29/07/2012 / controletmgc@gmail.com
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo