ad

►News

latest

Resenha do novo CD de Fernanda Brum "Liberta-me"

13 de outubro de 2012

/ by Gchannel777
Fernanda Brum é uma cantora excepcional. Nenhuma de suas obras e comparada a CDs anteriores, a cada novo projeto lançado ela consegue surpreender. O que mais me chamou a atenção em "Liberta-me" foram as letras das músicas e um compositor em particular, seu nome é Cláudio Claro, que com certeza é uma grande promessas para a música evangélica.



Neste CD também ficou nítido a mistura de ritmos. Uma sonoridade esplêndida, vibrante e, me atrevo a dizer, imensurável! Um CD de qualidade para todos que querem ouvir uma boa música. Muitos dizem que o CD "Glória" ainda é melhor, outros discordam e afirmam que Brum se superou, eu já digo que assim como o "Glória" esse CD está ótimo.

A MK Music também merece um parabéns por optar em terceirizar o projeto gráfico desta vez, sem tirar o mérito do "Glória" que também teve uma arte muito bem feita. A responsável pelas fotos, projeto gráfico e arte dessa vez foi a Quartel Design, que não para de crescer no mercado gospel. Entre os trabalhos da Quartel temos grandes nomes como Diante do trono (Gateway Worship, Aleluia), Nívea soares, André e Felipe (Chuva de poder), Regis Danese (Tudo novo), Trazendo a arca (live in Orlando), Fernandinho (Uma nova história), entre outros. O projeto Gráfico levou até algumas críticas negativas. Algumas pessoas assimilaram as borboletas com símbolos iluminatis e blá blá blá.... Sinceramente as borboletas e TODO o projeto gráfico foram para dar a sensação de liberdade, ser livre, ficar livre. Tem certas coisas que eu não entendo. Muitos antes de lançar o CD só viram a capa e já criaram mil coisas sobre a Fernanda! Vamos parar com isso e ser mais pró-ativos antes de agir ao estímulo!!

Outro detalhe que não pode passar desapercebido é a tiragem do CD. Atualmente muitas cantoras recebem seus CDs da gravadora com uma tiragem inferior ao CD anterior. Não é o caso de Fernanda. Quando foi lançado o CD "Glória", em 2010, a primeira tiragem veio com 40 mil cópias. Pois bem o "Liberta-me" saiu da Sonopress em AA 50.000. É um progresso. E é isso mesmo que uma grande gravadora deve fazer. Arriscar pra valer em seu maiores nomes, e foi isso que fez a MK Music.

O produtor musical foi Emersom Pinheiro, o responsável por essa obra. O estilo Brum permaneceu intacto, claro que com inovações. Algumas letras estão lembrando a música pentecostal, eu disse as letras e não a melodia! O Back Vocal ficou excelente: Fael Magalhaes, Janeh Magalhaes, Adiell Ferr, Joelma Bonfim, Jozy Bonfim, Jairo Bonfim, Lilian Azevedo e Sicla.

Foi difícil dar uma nota para esse álbum as penalidades foram pouquíssimas!!

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!
 
1. "Liberta-me" - Música escolhida como single do CD (mas tem melhores). Arranjos fortes deixaram a canção com um clima pesado na introdução (no "bom sentido" [rs]). A letra da música é um autêntico clamor a Deus, pedindo pela libertação do medo, da mentira, do frio, de certa forma é um clamor pela libertação do pecado, de tudo que nos impede de adorar a Deus. A composição é de Fernanda Brum e Arianne. Um detalhe é que todas a músicas da Família foram editadas pela Warner Chappell Edições. (Fernanda, Emersom e Arianne).

2. "Cacos pelo chão" - É uma das músicas que mais gostei . Começa serena, diferente da primeira faixa. Não é segredo que gosto muito de ouvir teclados e pianos mais a forma que os outros arrnajos se misturam a eles! O refrão então é um espetáculo de louvor. A composição é uma verdadeira poesia, foi escrita por Emersom Pinheiro.


3. "Tu me amas" - E aqui está a primeira composição de Claudio Claro no CD. Confesso que é um estilo singular de compôr. Você tem que prestar muita atenção no que Fernanda está cantando e mais ainda na hora de ler no encarte, porque do contrário você não vai entender nada! Foi exatamente por isso que todas as letras de Claudio Claro me chamaram a atenção. Os efeitos utilizados na faixa também foram um diferencial.

4. "Um santuário cheio da tua Glória" - Uma faixa simples de adoração a Deus. Os arranjos foram os mais leves possíveis. O back colocou mais ênfase no último coro e deu um retoque a mais sem perder a originalidade da canção. A composição é de Luiz Arcanjo.


5. "Uma só voz" - Mais uma vez arranjos delicados fazem a introdução, que com o passar dos minutos vão ficando mais fortes e bonitos. E no fim um desfecho musical junto com uma simples declamação sobre a santa ceia. Outra poesia de Claudio Claro.

6. "Deus mandou" - Chegou a vez das músicas dançantes de Fernanda Brum. Muitos inclusive sempre querem ver Fernanda fazendo coreografias em seus clipes! Quem sabe!! O refrão é o maior destaque dessa faixa. E de novo peço atenção para a letra, essa também é de Claudio Claro.



7. "Forte e poderoso" - Essa faixa começa com guitarras lembrando o rock and roll, mas quando os demais arranjos entram em ação temos outra grande obra de Emersom Pinheiro. Essa canção é outro single do CD, uma das faixas que está ganhando destaque pelo país. Temos outro refrão de destaque. Um rock não muito pesado, mas nenhum um pouco leve!! É o ritmo que os jovens cristãos mais gostam, e isso é bom, pelo menos ele escutam músicas edificantes. A composição é de Rodrigo Claro.


8. "Nada pode me separar" - O pop gospel de Fernanda Brum é conhecido nacionalmente. Por isso esse é ritmo que não pode faltar em seus CDs. É para colocar todos em um show para pular! Uma música vibrante, e como diz uma amigo músico, se você prestar atenção vai ouvir algumas notas "cósmicas" [rs]. Uma canção gostosa de ouvir!!! A composição é de Emersom Pinheiro e Arianne (Arianne que está vindo aí com um novo CD hein, vamos ficar de olho)

9. "Saindo do casulo" - Mais uma pop adoração. O ritmo da introdução até a chegada ao refrão é bem original. O refrão então é de emocionar. Letra bonita, inspirada por Deus e bem trabalhada na voz da Brum. Essa é boa para algum grupo da igreja (jovens)! A composição é de Marcelo Manhães.

10. "Rasgando o coração" - A introdução dessa faixa é um tanto exaustiva. São 1 minuto e 40 segundos em um mesmo ritmo. Quando chega no refrão até que os arranjos ajudam um pouco. A letra é bonita, mas creio que poderia ter ficado melhor. A composição é de Eyshila.

11. "Preciso de uma chance" - O ritmo dessa canção é muito bom. Destaque para a letra muito bem feita com base na mulher que tocou em Jesus. Todo mundo conhece a história! A canção fala de cura, libertação e milagres. Quando alguém toca em Jesus (conhece a Jesus) ela nasce novamente. Só não gostei muito do desfecho. A composição é de Kléber Lucas.



12. "Dia feliz" - Outra melodia do Pr (poeta) Claudio Claro. Ritmo tranquilo e arranjos leves fazem a faixa ter um brilho genuíno. E de novo é bom prestar atenção ao ouvi-lá.

13. "Tanto assim" - Ritmo bem manso tornam essa música profunda aos corações. Fernanda canta sobre o imenso amor que Deus sente por nós. A composição é de Fernanda Brum e Emersom Pinheiro.

14. "Seja bem vindo" - Ainda para continuar esse momento de adoração temos essa faixa que fala, com todo respeito, do Espírito Santo de Deus. Mesmo sem merecermos,ele nos guarda, nos livra do mal. Ainda que pequemos ele não nos deixa. Ele é nosso consolador. A composição é de Geraldo Guimarães e Renato César.

15. "Todo poderoso" - E para fechar essa obra temos mais um pop adoração, com arranjos mais pesados e excêntricos, mas que não tiram a beleza da música. É o estilo Fernanda Brum. Canção forte e vibrante. E ao mesmo tempo temos arranjos leves. Uma loucura muito bem aplicada por Emersom Pinheiro. A com posição é de Fernanda Brum e Emersom Pinheiro.


Nota corrigida e oficializada as 15:04 no dia 14/10/2012

© 2008-2012 The Most Gospel Company | All Rights Reserved
Gospel Channel WEB Entertainment Christian 2012|@gospelchannelbr
Dúvidas, sugestões e críticas: gospelchannel@globomail.com
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo