Resenha do novo CD de Mara Lima "Vou tocar o céu"

Dessa vez não avisei que iria fazer uma resenha, mas as vezes de surpresa é melhor!! Mara Lima faz parte da história da música gospel do Brasil. Quem nunca ouviu uma música dessa "diva" da música evangélica.


Depois de 3 anos sem lançar CD, Mara Lima apresenta um dos maiores lançamentos do ano. Mais de 50 mil cópias comercializadas; A tiragem em AA 30.000 esgotou, AB 10.000 estão espalhadas pelo Brasil e os playbacks vão bem obrigado!! (Tem gente que não sabe, mas lembro DE NOVO  que os playbacks contam para se obter certificado ok?!). E outras tiragens estão a caminho (tem gravadora por aí que precisa aprender a arriscar com seus maiores nomes)



"Vou tocar o céu" levou muitos elogios e algumas criticas, uma delas se refere a voz da Mara, mas gente, não vamos esquecer que a cantora passou por dificuldades em relação a voz. Fora isso temos a mesma Mara Lima, e digo mais, quem quer lançar CD com o ritmo pentecostal tradicional sugiro ouvir este CD.

Mara Lima é uma das maiores cantoras pentecostais do Brasil. Seu sucesso nas igrejas pode ser ouvido através das irmãs do círculo de oração espalhadas pelas Assembleias de Deus, igreja responsável pelas maior porcentagem de vendas do mercado gospel.

A produção do álbum foi de Melk Carvalhedo, que sabe muito bem fazer pentecostal e pop e ainda por cima misturar esses dois ritmos! Sensacional!!

Gostei muito de ouvir o Back Vocal: Aldo Gouveia, Paulo Zuckini, Adiel Fer, Márcia Fer, Raquel Farias e Bianca Alencar.

Não divulgaram antecipadamente qual seria o estilo que marcaria o CD, suponho eu que seja o pentecostal tradicional. Aproveito aqui para explicar sobre a categoria "Fidelidade ao estilo" encontrada nas notas. Essa categoria se refere ao estilo que a cantora ou gravadora divulgam antes de lançar o CD. Se dizem que o Cd vem ao estilo pop, avalio ele como pop, se dizem que vem pentecostal segue-se a mesma regra. Isso se aplica a todos os ritmos.

O encarte do CD ficou bom. Mara Lima sempre dá um show de moda gospel! [e photoshop] Mais uma vez as penalidades foram poucas. (Quem está a anos desse negócio normalmente faz tudo muito bem feito!!)

Vamos agora tratar de cada música que está no CD. Estão preparados??...Que bom!!..Vamos começar!

1. "Vou tocar o céu" - O que disse na introdução é pura verdade. Temos aqui arranjos musicais abordando o pop e o pentecostal tradicional de forma esplêndida. Uma excelente escolha para o carro-chefe do CD. Letra forte e empolgante com um ritmo pomposo dos instrumentos. A composição é de Anderson Freire. Sinceramente a melhor letra e melodia que ouvi falando sobre Jericó.


2. "Lágrimas" - Confesso que quando comecei a ouvir não me agradei muito, mas depois que os segundos foram passando me lembrei que esse ritmo é "único" de Mara Lima. Os anos se passam é ela continua fiel para com seu público. Uma das melhores faixas do álbum. Um espanto ao ver que Anderson Freire era o compositor dessa faixa também. Mas já devia estar conformado, afinal ele consegue emocionar em qualquer ritmo. Dá realmente vontade de chorar. E quanto já chorei!


3. "Eu acreditei" - O sertanejo universitário está ocupando o lugar dos forrózinhos aos poucos (mas eu ainda gosto dos forrós) e confesso que é um ritmo muito agradável quando não há exageros. A dupla de maior sucesso da atualidade,André e Felipe, fazem uma participação excepcional na faixa. A composição é de Tângela.



4. "O valor do azeite" - Composta por Samuel Mariano temos uma estrofe muito boa, com um refrão que é a "cara" da Mara do círculo de oração [rs].  A mensagem que a canção passa é muito séria. "Azeite não se empresta, também não se divide, azeite se consegue com jejum e oração". Não querendo, mas já desabafando, tem muitos que só querem sucesso, fama e dinheiro no meio gospel. Pensam que á fácil!

5. "A fiança" - Canção também gravada por Elisa Custódio e dividiu muito as opiniões. Os arranjos de Melk no CD de Mara ficaram com uma ótima qualidade, mas concordo que a versão de Elisa teve um ritmo mais forte. Letra boa, ritmo e arranjos que sentia falta, ou melhor, sinto falta. Esse ano as cantoras pentecostais acordaram um pouco, mas espero que ano que vem seja surpreendido pra valer. Nessa faixa percebemos o quanto o back vocal ficou alto no CD. Eu gosto disso, o problema é que a voz da cantora fica escondida atrás deles de vez em quando. A composição é de Anderson Freire - e ela não tem nada a ver com Advogado fiel ok?!

6. "Fiel como Jó" - A mensagem que ela transmite é boa, mas acho que faltou alguma coisa. Dá vontade de pular logo para a próxima faixa. Acho que os arranjos não conseguiram salvar essa faixa. A composição é  de Tângela.



7. "Quem subiu, subiu" - Essa faixa é o próximo "meme" das irmãs do círculo de oração, dá só mais um tempinho para o CD espalhar de vez e vocês vão comprovar o que estou dizendo. (pelo menos para quem é da Assembleia de Deus). Renan (Rick e Renan) compôs essa faixa de emocionar. Há muito também não ouvia algo parecido. Realmente formidável! Não sei se esse Renan é o mesmo que compôs a canção "Leproso" de Amanda Ferrari, mas se for estou começando a admirá-lo cada vez mais. Ouça:


8. "Milagre na festa" - Arranjos mais leves agraciam essa faixa. Um pentecostal comum sem muitos clichês. Canta Bíblia, algo que muitos vem solicitando as cantoras. A base bíblica aqui é o milagre onde Jesus transformou água em vinho. A composição é de Samuel Mariano.

9. "Anjo de Egito" - Sim senhoras e senhores, Mara Lima ousou em regravar um dos maiores sucessos da música gospel. A canção era de propriedade do Grupo Shallon. Ano passado a cantora Amanda Ferrari fez a mesma coisa regravando um sucesso das antigas, no caso foi a canção "Exaltado seja o Senhor dos exércitos" de Sofia Cardoso. A idéia foi boa e Mara Lima viu que dava certo; a aceitação do seu novo CD "Vou tocar o céu" é muito boa. Eu gosto muito de ouvir esse hinos antigos com arranjos novos. Acho que todas as cantoras deveriam fazer isso. Há tantos hinos que ninguém mais canta. A composição é de João Batista Silvério.


10. "Deus é com você" - Uma daquelas canções típicas que não gosto de ouvir. Já chega de ficar batendo na mesma tecla de "quem te viu lá em baixo, vai te ver lá em cima", "Vão ter que te aplaudir" e etc.. Chega disso pelo amor de Deus!! Vamos cantar Bíblia, exaltar a Deus com canções de arrepiar não essas letras de vingança!! A composição é de Marcos e Matheus.

11. "Soldadinho de Deus" - Lembra daqueles "Modão gospel"?  Pois é, hoje em dia ninguém lembra muito deles, mas gostei de ouvir Mara Lima interpretando essa canção de Guatupê e Guaratuba. Ouça:


12. "A minha casa" - E para encerrar temos mais um sertanejo universitário, e gostei demais. Refrão muito bem elaborado em sintonia com os arranjos musicais. É impossível não mexer pelo menos os pés. [rs] Mara Lima fez um ótimo trabalho nesse CD.

© 2008-2012 The Most Gospel Company | All Rights Reserved 
Gospel Channel WEB Entertainment Christian 2012|Facebook: Gospel Channel Brasil
Dúvidas, sugestões e críticas: gospelchannel@globomail.com
Resenha do novo CD de Mara Lima "Vou tocar o céu" Resenha do novo CD de Mara Lima "Vou tocar o céu" Reviewed by TMGC COMPANY - GOSPEL CHANNEL on 16:59 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.