ad

►News

latest

O download ilegal de músicas gospel no Brasil

4 de maio de 2013

/ by TMGC COMPANY - GOSPEL CHANNEL



Comentando o assunto - As gravadoras acordaram e estão começando a mergulhar fundo no mercado de músicas digitais. A MK Music foi a primeira e seu cast começou a gravar músicas exclusivas e gratuitas para a internet, além de fornener para venda o CD no iTunes. A Central Gospel e a Sony Music resolveram fazer parte do mesmo esquema ou digamos estratégia. 

São incontáveis o número de blogs/sites de downloads que surgem por ano no Brasil. O que me chama atenção de todos eles é as "regras" para baixar algum arquivo:

"Todos os Downloads Devem ser feitos somente para teste, devendo o usuário apagá-los ou comprá-los após 24 horas. Após esse período procure uma revendedora autorizada. Jamais armazene qualquer conteúdo em CD e/ou DVD, seja para comercialização ou até mesmo para uso pessoal. A gravação deste conteúdo implica em prejuízo direto para os seus criadores.

Não nos responsabilizamos pelo mal uso do conteúdo encontrado no Site e também por qualquer dano ou prejuízo causado por algo postado aqui.

Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que ira utilizá-los."

Será só eu ou mais alguém acha que os próprios criadores de sites de download não entedem as regras que eles mesmos colocam para todo mundo ler?! Alguns bem educados até deixam um aviso aos donos dos direitos para que se eles se sentirem ofendidos é só pedir que na hora tiram o conteúdo. Tá mas já parou para pensar que nenhum site de download de CDs evangélicos tem permissão para distribuição dos arquivos pela web, ainda mais gratuitamente, coisa que nenhuma gravadora faz. É só se lembrar na história do Napster.

Em 1999 Shawn Fanning e Sean Parker criaram um sistema de compartilhamento de arquivos em rede. O que gerou a 1ª luta judicial da história entre a indústria fonográfica e o sistema P2P (arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor centra), que permitiam o compartilhamento de músicas em formato MP3. No inicio de 2001 várias gravadoras decidiram ir contra o Napster. A Sony e a Warner Music foram com tudo para cima e acusaram o portal de violar a lei de Copyrihgt. Venceram, mas no mesmo ano novos sites foram surgindo. Resultado que hoje o Napster vende músicas ou as compartilha com a autorização das gravadoras e detentoras dos direitos.

Por outro lado temos um ponto de vista interessantíssimo! Muitos dizem que algumas cantoras do meio gospel não seriam conhecidas se não fosse os blogs de downloads. Muitas não vendem como antes, mas seus CDs são muito bem baixados e compatilhado nas redes sociais. Talvez seja por isso que as gravadoras não caíram em cima dos blogs que disponibilizam ilegalmente seus conteúdos.

Alguns relatos colhidos pela nossa equipe dizia que muitos baixam o CD porque demoram para chegar na região em que vivem mas que depois compram o original. Bem, isso é muito bom, mas a maioria dizia que não comprava. Aí se soubessem o trabalho que dá gravar um CD. Foi isso que Cassiane mostrou ao fazer um DVD Making Of do projeto "Viva" em 2010.

A música gospel combate a pirataria no Brasil de forma fenomenal. Os evangélicos (a maioria) não compram produtos falsificados, mas é bom tomar cuidado. Várias lojas cristãs estão vendendo produtos falsificados -bem falsificados- como se fossem originais. [Veja o vídeo abaixo feito pela Oni Music]


O Download de músicas é um assunto que deve ser bem debatido. As gravadoras gospel, como  citei no ínicio da matéria, estão comçando a entrar no mercado da web e vendo de forma positiva esse ambiente online. Não basta vender pela internet, tem que apresentar novidades exclusivas para a internet. Só esse ano a MK Music lançou a MK Encartes digitais e ano passado a MK Web Music que entrou em funcionamento pra valer esse ano. A Sony e a Central Gospel Music vendem seus CDs na iTunes Store. Do novo CD de Damares a Sony disponibilizou, só para a internet, uma música inédita (que está de graça no youtube - essa idéia de vender música inétita, ou álbum completo no iTunes não é muito boa já que os sites de downloads já estão começando a disponibilizar "O maior troféu" de graça com a faixa bônus inclusa)

De qualquer forma a indústria fonografica evangélica entendeu que não dá para se combater diretamente esses sites, tem que entrar no jogo deles, mergulhar de cabeça na internet. Quem sabe assim a pirataria virtual -evangélica- também não possa ser controlada.

Comentando o assunto - Gospel Channel Brasil
gospelchannel@globomail.com
GC Colunas

Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo