ad

►News

latest

Resenha do novo CD de Elaine Martins "Santificação"

19 de julho de 2014

/ by SMK Editors


Confesso que até agora não havia escutado um CD que me fizesse escrever uma resenha, por isso esse ano não tivemos análises de CDs pentecostais (aliás de nenhum ritmo), até o momento nenhum havia me chamado atenção. Até que Elaine Martins e o maestro Ronny Barbosa conseguiram me surpreender. "Santificação" é um CD incrível, mesmo com músicas regravadas, os arranjos ficaram um espetáculo aos ouvidos, e me atrevo a dizer que as versões de Elaine Martins ficaram até melhores que as "originais". 

"Santificação" é o primeiro projeto da cantora pela MK Music, que não poupou esforços para fazer deste um dos melhores pentecostais de 2014. 

Até o momento esse, na minha humilde opinião, é o melhor CD pentecostal que Ronny Barbosa já produziu. Foram 12 faixas espetaculares. Há, muita gente tem reclamado dizendo que a MK Music está tendo uma atitude muito radical e egoísta gravando apenas dez faixas nos CDs de seus cantores, bem, já digo que pra isso eu não ligo, desde que essas dez faixas sejam de uma qualidade altíssima, e isso tem sido perceptível a cada CD que a gravadora tem lançado, afinal, do que adianta gravar 14 faixas sendo que são enjoativas demais? Na real, tá difícil uma cantora hoje em dia conseguir agradar com um CD longo!!



A MK também arriscou na tiragem, que passou até de grandes cantoras do cenário pentecostal. O CD saiu da Rimo com uma tiragem inicial de AA 20.000 cópias. O encarte do CD ficou muito bem trabalhado, contribuindo ainda mais com a simplicidade e simpatia que Elaine Martins transmite com seu sorriso. Em cada faixa do CD Elaine fez uma dedicatória, por isso não temos aquela página no encarte com comentários. O projeto gráfico foi feito por Rafael Feijó, e mesmo com a capa bastante criticada, ele conseguiu fazer um belo encarte que combinou muitíssimo bem com a cantora.

O Back vocal arrasou em todas as faixas: Paulo Zuckini, Hedy Barbosa, Janeh Magalhães, Raquel Farias e Paloma Possi.

Elaine Martins tem uma voz muito forte, e muita gente talvez não se identifique com o tom da cantora, mas eu particularmente adoro essa lindo tom de voz. Canta muito, e dá um show ao vivo. Não é atoa que muitos chamam carinhosamente ela de voz de trovão, sua voz chega longe quando vai a notas elevadas, e o que dizer dos falsetes perfeitos!!


1. "Santificação" - Logo de início temos a canção mais tocada do CD nas rádios pela região sudeste, "Santificação", que foi composta pelo dupla sensação Gislaine e Mylena - disse sensação porque atualmente elas estão em todas!! - Com arranjos arrebatadores que animam do início ao fim, este single abre o CD falando do arrebatamento da igreja, tema que há muito tempo não ouvia dessa forma tão deslumbrante a cada toque. 

2. "Últimos dias" - Muita gente já tinha ouvido essa faixa com outras vozes, como por exemplo: Eveny Braga, Andréia Alencar, Ruth Lemos, Léia Cristo e o próprio compositor, e talvez a versão mais conhecida, de Samuel Mariano, mas tenho que dizer isso, essa faixa combinou demais com Elaine Martins, que junto com Ronny Barbosa fizeram a melhor versão de todas. E mais uma vez o tema principal da faixa é arrebatamento. Letra forte e arranjos fortes; quem não ouviu ainda é só dar um play no vídeo abaixo!


Elaine Martins -Últimos Dias por gospelchannel

3. "Colhendo frutos" - Com toques mais leves, em ritmo de adoração, temos essa faixa belíssima, com uma letra bem reflexiva. O gostoso mesmo é ouvir a voz de Elaine Martins, a cantora tem uma voz de trovão mesmo [rs], atinge notas altíssimas, e olha que nem precisava fazer isso nessa canção. Essa faixa também já foi gravada por outros cantores, mas de novo pra mim essa é a melhor versão. De novo, desculpe por ser repetitivo, Ronny Barbosa se superou com esse projeto. A composição é de Denner de Souza e Adriano Barreto.

4. "O preço da chamada" - Uma coisa interessante é que Elaine Martins faz nessa faixa uns falsetes de arrepiar, pra quem gosta é um deleite ver uma cantora pentecostal que domina esse tom. A música pode não animar no início, mas com o transcorrer da faixa você se envolve com a canção; Também já ouvi outras versões e essa é a melhor. A composição é de Samuel Mariano.

5. "Celebração" - Aqui temos um belo de um forró pentecostal, que despensa comentários, é bom ouvir ao menos uma faixa com esse ritmo, e claro, uma faixa bem feita!! A composição é de Sérgio Marques e Marquinhos. 

6. "Indestrutível" - Essa faixa me lembrou um pouco, a canção "Do lado de Jeová" de Elaine de Jesus e Alexandre Silva, até que logo percebi que a composição de ambas são de Marcelo Dias e Fabiana, não estou falando que as música são parecidas, mas sim que em certo momento da canção de Elaine Martins me lembro da outra canção que citei, mas deve ser coisa da minha cabeça. Essa faixa vem com arranjos musicais mais leves, mas não perde a essência pentecostal. 

7. "Ouve Senhor" - Essa música me deixou um pouco perplexo, nunca imaginei que uma cantora pentecostal iria regravar uma música do Diante do Trono. I-N-C-R-Í-V-E-L, tem que ter coragem; E fiquei mas perplexo ainda em ver como essa versão de Elaine Martins também ficou ótima. Todo mundo sabe que sou contra regravações, mas quando é bem feito não tem problema, e foi isso que Elaine Martins e Ronny mais uma vez fizeram, uma bela de uma re-interpretação!!! (kkk) Agora tenho duas ótimas versões para ouvir. A composição é de Ana Paula Valadão. 
8. "Deus indecifrável" - Essa aqui muita gente conhece, canção original e composição de Samuel Santos, mais conhecido por cantar com seu irmão formando a dupla Daniel e Samuel. A dupla claro fez uma versão pentecostal mais sertaneja, e agora vem Elaine Martins e faz uma versão puramente pentecostal. Extraordinário, mais um hino que gosto das duas versões. Algo inédito [rsrs]. Os arranjos reconstruíram essa canção, a voz de Elaine Martins só a incrementou ainda mais. 

9. "Escudo e espada" - Pra quem gosta de pop pentecostal, aqui temos uma faixa que vai agradar!! E tem um detalhe que me chamou a atenção, é que a composição é de Tony Ricardo, que é compositor da Reuel Music e Editora, ou seja, compositor exclusivo da ex-MK Cassiane - interessante - Essa é uma daquelas canções que é a cara do grupo de Jovens da igreja. Com notas musicais que se alternam com frequência. Linda letra, bela interpretação e arranjos esplêndidos! 

10. "Jeremias" - Canção composta e gravada originalmente por  Eraldo Taylor. Uma letra muito forte, Bíblia purinha! Talvez muitas pessoas não vão gostar dessa faixa, mas saiba que tem sempre um momento da nossa vida em que precisamos ouvir uma canção assim, e é nesse momento que acabamos entendo a letra. Fica a dica!! 

11. "Mestre" - Essa qui também muita gente conhece, principalmente na voz de Cristina Mel. E mais uma vez podemos ouvir uma bela regravação. Os arranjos de Ronny Barbosa não deixaram a desejar em momento algum! É musica pra coral minha gente! A composição é de Josué Teodoro.

12. "Unidos pela palavra" - O que ouvimos aqui é uma chanson romatinque (francês - canção romântica). Dá para perceber que a lera saiu do fundo do coração da compositora, que neste caso é a própria intérprete Elaine Martins. No encarte podemos ver até fotos do dia do casamento da cantora. 



CLASSIFICAÇÃO FINAL



© 2008-2014 Gospel Channel Brasil - SMK Company
Imagens: MK Music Poduções, Publicidade e Propaganda LTDA
Copie somente com autorização gospelchannel@globomail.com
SALVO AO INDICAR A FONTE
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo