ad

►News

latest

Cristão pode ouvir música secular?

21 de setembro de 2014

/ by Samuel Rodrigues
Ponto de vista - Essa foi a pergunta dessa semana da coluna ponto de vista, publicada na página oficial do Gospel Channel no Facebook. De novo tivemos pessoas que usaram o versículo "Tudo é lícito mas nem tudo me convém", mas vamos um pouco mais à fundo nessa questão.



Na música gospel temos canções maravilhosas que tocam nossa alma. Na música secular também temos canções que trazem pensamentos nostálgicos ou um sentimento bom. Todavia, entretando, porém tem uma enorme diferença em um ponto: De onde vem a inspiração dos compositores? 

Na música gospel temos homens e mulheres de Deus que são inspirados pelo Espírito Santo. Há nomes que estão na música evangélica como grandes compositores há 5, 10, 20 anos. Como por exemplo Elizeu Gomes, Daniel e Samuel, Rozeane Ribeiro, Jorge Binah, Anderson Freire, Samuel Mariano, ou seja, homens conhecidos pelo público cristão que são inspirados pelo Espírito de Deus a compôr lindas canções interpretadas por vários cantores. 

Nunca me senti bem ouvindo músicas que não fossem evangélicas, mas isso sou eu e Deus. Tenho certeza que deve ter muitos cristão ouvindo musicais nacionais e internacionais de cantores seculares e que consideram isso normal. Na minha casa desde pequeno - época do LP - só entrava Mara Lima, Shirley Carvalhaes, Mara  Dalila, Voz da verdade, ou seja, música de crente! Aprendi com minha vó e minha mãe que cristão tem que ser diferente até no modo de ouvir. 

Essa pergunta gerou muita discussão na página do GC. Alguns comentários chamaram muita atenção, dentre eles quero mencionar um:

"Eu, particularmente, não ouço, porque eu não levo em conta o que a letra relata ou a melodia da musica e sim a inspiração; se ela não foi inspirada por Deus para edificação como o proposito que naturalmente a musica deve ter então eu não a ouço. O único digno do meu louvor e adoração é o meu Jesus Cristo, o que não procede dele vem do maligno!" - Paloma Fernanda

O que a Paloma disse é um resumo de tudo o que eu queria compartilhar com vocês. Letra bonita qualquer um escreve, em qualquer estilo. Mas os compositores evangélicos - os que realmente tem compromisso com a verdade - oram, jejuam, se consagram antes de compôr. Por isso temos músicas de 20, 30 anos atrás que até hoje falam profundamente aos nossos corações e tocam nas igrejas. Diferente da música secular que "bombam" por um tempo e depois somem. 

PS: Vamos abrir os olhos porque hoje tem muito compositor que se diz evangélico escrevendo qualquer coisa somente pensando no $$$.. 

Até a próxima pergunta!

Coluna Ponto de vista
Gospel Channel Brasil
Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo