ad

►News

latest

O mercado gospel e as músicas digitais

15 de setembro de 2014

/ by Gchannel777
Gospel Channel Brasil - O mercado da música está mais uma vez tendo uma grande revolução. Já temos a previsão de que em 2017 a venda de músicas online vai ultrapassar as físicas, segundo informações da Siemer & Associates. O crescimento desse nicho fez com que as gravadoras se mobilizassem nos últimos anos. 



Na música gospel aqui no Brasil temos a MK Music que já lança as músicas de seus cantores para venda digital no iTunes e além disso também disponibiliza o encarte digital dos CDs de seu cast; encarte que vem bem mais trabalhado, inclusive, que o encarte do disco físico. 

A Central Gospel também está presente no iTunes, mas ainda não coloque em destaque essa ferramenta para compra online das canções de seus levitas. A gravadora Musile Records (Aliança) também faz um ótimo trabalho no iTunes

Enfim, as gravadoras gospel estão começando a dar os primeiros passos na venda de músicas pela internet. O problema é que em vez de ficar mais barato, as vezes a compra de discos completos pela web pode sair igual ou mais caro que o preço do CD físico. Outro fato interessante é que o mesmo álbum que é encontrado no iTunes, também é encontrado em vários sites e blogs de downloads gratuitos ilegalmente, ou seja sem royalties ou direitos assegurados do produtor fonográfico. Através da lei esses sites podem ser retirados do ar, mesmo assim são milhares espalhados pela web. Esse é o maior temor das gravadoras.

Existem várias outras plataformas digitais para se comprar músicas, mas as gravadoras evangélicas ainda não aprenderam a lidar com elas. Por exemplo o sistema iMusica. Nessa plataforma encontramos apenas a MK Music e a Som Livre (você adora). 

No Rdio encontramos a maioria das gravadoras evangélicas. O legal desse sistema é que você pode ouvir álbuns completos de graça (com anúncios), mas se quiser baixar e sincronizar com celular ou tablet tem que assinar um plano. 

Daqui alguns anos provavelmente serão emitidos certificados de vendas para downloads. O Controle de Vendas Gospel (CVG), sistema de certificação do Gospel Channel, já está se preparando para essa mudança. Algumas cantoras lançam CDs que se tornam um fenômeno pelas igrejas, como por exemplo, Shirley Carvalhaes com o single "Esse adorador", que mesmo sem a Sony ou a ABPD confirmarem as vendas do CD "O tempo de cantar chegou", o single se tornou um sucesso graças a internet. 

Tudo mostra que os CDs físicos vão perder uma boa parte do mercado, assim como aconteceu com os LPs e as fitas K7. Até mesmo nas igrejas já é possível levar o playback em um pendrive para louvar. Essas mudanças estão vindo com força e não tem como impedir. O jeito é se adaptar. Se antes havia a briga de fãs pra ver que comprava CD original, agora vai haver discussões pra ver em que "site original" as músicas serão baixadas!!!

Novo CD de Vanilda à venda no iTunes

Gravadoras evangélicas (com cast gospel) no iTunes: 
  • MK Music
  • Sony Music
  • Central Gospel
  • Musile Records
  • Som livre (você adora)
  • OniMusic
E várias cantoras estão presentes, mas sem a representação do nome de suas gravadoras como Suellen Lima e Rozeane Ribeiro.


Lembrando que as compras no iTunes são feitas em dólares. A plataforma da Apple é referência nesse quesito de vendas online. São bilhões de músicas vendidas, sendo responsável por 80% do comércio mundial de músicas online. 



Gospel Channel Brasil
gospelchannel@globomail.com


Postar um comentário
Don't Miss
© 2008-2017 all rights reserved Gospel Channel Brasil
made with by templateszoo