Resenha do novo CD de Lauriete - No olho do furacão

Provocador Gospel - Esse ano começou bem para a música pentecostal. No finalzinho de 2014 Lauriete surpreende com um lançamento, e se eu digo surpreende é porque aconteceu uma coisa que eu sempre disse: Quando Lauriete quer fazer um CD bem feito, ela simplesmente faz!! 

Todos sabem que em sue último lançamento inédito, "É preciso crer", eu fui o maior crítico e teve muita gente que concordou com que disse (a matéria está disponível AQUI). Pois bem, "No olho do furacão" é o oposto de tudo que escrevi.



Muitos ousaram em dizer que "No olho do furacão" está perfeito ao ponto de superar todos os lançamentos que Lauriete fez até hoje. SÓ QUE NÃO!! Concordo com os que dizem que superou os últimos três lançamentos ("Eternamente adorador", "30 anos - Tô na mão de Deus" e "É preciso crer"). Ousado mesmo foi ver gente dizendo que este álbum está melhor ou igual ao "Ensina-me" (2007). Não sejam exagerados! 

"No olho do furacão" está simplesmente bom; Não chega ser fantástico, como falam os fãs da cantora. 

Um ponto interessante foi em relação a capa do CD. Não está boa e ponto. "Há mas foi a própria Lauriete quem a produziu..." e daí?? Lauriete agora vai dar uma de designer?!! Até a Millenium faria uma capa melhor (ou não). Mas enfim, não julgue o CD pela capa! (a Millenium só fez a finalização da arte)


CAPA ALTERNATIVA

Quem assina esse CD, é o produtor Samuel Ribeiro, este que vem assinando todos os trabalhos da cantora pela Visão Music, seu novo selo musical. Conseguiu fazer arranjos ao ritmo pentecostal muito bons, mas ainda tem que subir alguns degraus. Todavia, produziu melhor que certos produtores aí que já não vingam mais nada!! (preciso citar nomes?)

O Back vocal também me chamou atenção. Não ficaram "abafados", como vem acontecendo em vários CDs pentecostais ultimamente, pelo contrário, estão bem colocados. Participaram as vozes de Janeh Magalhães, Cleyde Jane, Adiel Ferr e Thiago Fersil. 

O CD que tenho em minhas mãos é AB 5.000, a segunda tiragem de um "pré-lançamento" que fizeram. Vai entender o porque disso!! Pelo que parece já tem uma nova tiragem de lançamento chegando as lojas de AA 60.000, porque é AA de novo é que não sei!! Já falaram que o CD conquistou disco de ouro. Magno Malta seu esposo é quem passou essa informação. Aí complicou, porque não está dando para rastrear as tiragens. O Controle de vendas gospel disse que só vai confirmar e lançar certificado quando a ABPD confirmar as vendas ou receber uma nota oficial da Visão Music. (Veja os certificados clicando AQUI)

Há várias lojas que ainda não receberam o CD. Vamos ver se com essa nova tiragem ele se espalhe rapidamente. 

Voltando a falar do projeto gráfico, dava para ter ficado melhor. O tema do CD daria um belo projeto visual. Lembram do CD "As águas"? Então, pena que não quiseram investir nesse aspecto. É nessas horas que sinto saudades da Digital Design. 


1. "Igual não há" -  Lauriete sabe como escolher a música que vai ser o single do CD, ou seja, a canção que vai apresentar o disco nas rádios, congressos, eventos, etc. Melhor escolha também para ser o carro chefe do CD. Já abre com um belo pentecostal, ao estilo Lauriete. A composição dispensa comentários, letra e melodia são de  Anderson Freire (E que letra!!). Proclamar que não há Deus como o "nosso" Deus é com ela mesma!

2. "No olho do furacão" - Canções como essa tem ganhado um grande destaque nas igrejas pelo Brasil. "Quero ver adorar no olho do furacão, quero ver adorar no vale e na prisão.." Com certeza já ouviu algo parecido com essa letra nos últimos anos. Em um breve agradecimento em seu CD, a cantora diz "Agradeço a Deus, porque, independente das circunstâncias, eu aprendi a adorá-lo". Aqui na segunda faixa do CD eu posso afirmar pra vocês que Lauriete está de volta! A composição é de Pedro Lancaster.



3. "Mergulha" - Uma faixa pop pentecostal muito bem trabalhada. Outra marca da cantora são os refrões repetitivos, e isso é bem perceptível nessa canção. A letra dessa canção trás um hino, que há muito tempo virou um "corinho" nas igrejas pelo Brasil, "Eu navegarei". Haja fôlego para cantar um hino desses, bom isso a Lauriete têm! A composição é de Sivaldo Almeida.

4. "O grande dia" - Muito bom ver Lauriete com hinos de arrebatamento. E mais uma vez um louvor com refrão repetitivo e com os arranjos bem produzidos em todo o tempo da faixa. Esse é um hino que serve bem para o conunto de jovens da igreja. Lembram de "Eu vou subir" do CD Ensina-me? Pois bem, se você gostou desse louvor, vai gostar deste. E repito, haja fôlego!! Quero ver e ouvir Lauriete cantando ao vivo essa faixa! A composição é de Junior Maciel e Josias Teixeira.

5. "O dono do universo" - Depois de quatro faixas fortes e impactantes, é bom ouvir uma canção mais calma! [rs] Calma ao ouvir, porque cantar nesse tom mesmo só Lauriete. A faixa exalta a grandeza de Deus e lembra que você é filho e amigo do dono no universo. A composição é de Pedro Lancaster.

6. "Fiel até o fim" - Aqui temos de novo uma canção com arranjos musicais muito bem feitos. Tem muito produtor musical que precisa voltar a criar arranjos que nos fazem querer ouvir a faixa até o final!! Será que dá para me entender? Parabéns Samuel Ribeiro, que conseguiu salvar uma simples canção! A composição é de Denise Yamamoto.



7. "Casa de amor" - Essa canção está se tornando um dos melhores singles do CD por escolha do público. Ritmo muito bom e com uma letra forte, escrita por Anderson Freire. "Sou casa de Maquir e não religião". De acordo com os livros de Samuel, Maquir filho de Amiel foi o nome de um descendente de Maquir, o conquistador. O texto afirma que lá ele cuidou de Meribaal, filho de Jônatas, até que Davi assumiu seus cuidados, e também cuidou de Davi, quando Davi encontrou-se como um fugitivo. Resumindo, até em Lodebar Deus cuida dos seus! Só Anderson Freire mesmo para extrair esse texto e escrever essa linda canção.

8. "Meu herói" - Essa canção foi lançada oficialmente no dia 8 de agosto do ano passado no canal oficial da Visão Music no YouTube (mês dos pais). Lauriete aproveitou para homenagear seu pai, seu Joaquim, que muito contribuiu com seu ministério desde o começo de sua carreira. Ouça abaixo. A composição é de Marcos e Mateus.


 9. "Ressuscitou" - O título já diz tudo. Canção que fala da ressurreição de Cristo. Mas não creio que essa canção será um destaque. Não tem aquele "climax" musical. um pop pentecostal fraco. (se quer saber mais leia a análise musical do CD no Vitrine Gospel) A composição é de Eduardo Shenatto.

10. "Colo de pai" - Com uma melodia suave essa faixa me agradou bastante, e tenho certeza que também conquistou os admiradores da cantora. Uma linda canção de adoração. A composição é de Junior Maciel e Josias Teixeira.

11. "Paulo e Silas" - Uma faixa linda e maravilhosa.. na versão de Melk Carvalhedo com a cantora Flordelis. Lauriete regravou essa canção é não gostei nada. Se tentaram fazer melhor, então acabaram com essa música. A versão de Samuel Ribeiro não se compara nem um pouco com a de Melk Carvalhedo. Aliás, essa faixa já é sucesso da voz de Flordelis, no CD "A volta por cima". Tentaram enfeitar mas não deu. Flordelis canta essa música em primeira pessoa (eu), enquanto Lauriete misturou a primeira e a terceira pessoa (ele). Uma hora ela canta "Paulo EU estou sentido uma coisa entranha o chão aqui tremeu..."  Depois ela canta "Libertou, libertou na prisão com ELES Deus entrou..." ... Não vou dizer mais nada..escutem a versão da Flordelis e depois escutem a da Lauriete que vocês vão entender. A composição é de Marcos e Mateus.

12. "Conquista" - Dava para ter ficado melhor. Ritmo muito acelerado. Começa muito bem, mas depois parece que há um exagero que não precisava. Mas se a intenção era fazer um pop absurdo, então conseguiram!! A composição é de Jonatas Santos.

13. "Depois do mar" - Muito linda a mensagem que essa canção passa. "A vitória vem depois do mar, no limite da prova o milagre vai acontecer".. Uma letra lindíssima escrita por Eduardo Shenatto, mas acho que dava para os arranjos terem ficado melhor nos refrões com aquela explosão de backs e com uma "paradinha" musical, faz tempo que ninguém explora mais os pauses dos instrumentos.

14. "Quando as lutas vêm" - Não entendi muito bem o que quiseram fazer aqui. Pensei que ia ser um forró pentecostal "DuBom", é essa a impressão que passa, mas deixou muito a desejar. Forrozinho fraco... Saudades de hinos como "Varão de fogo"... Lauriete está te volta, mas ainda falta alguma coisa!! Composição é de Pedro Lancaster.




- Não ia falar nada porque todo mundo sabe que faço resenha da obra por completo e não análise musical, mas tenho que falar, a mixagem do CD não está nada boa. A qualidade do áudio do CD é a mesma que está no single divulgado na internet. A mixagem foi feita no Sinal de Alerta Studio por Humberto Torres.

Se tinha afirmado que "É preciso crer" foi o pior álbum que Lauriete tinha lançado, pois bem, em "No olho do furacão" ela voltou com tudo... mas tem muito que melhorar ainda!



© 2008-2015 Gospel Channel Brasil - SMK Company
Imagens: Visão Music
Copie somente com autorização gospelchannel@globomail.com
SALVO AO INDICAR A FONTE
Resenha do novo CD de Lauriete - No olho do furacão Resenha do novo CD de Lauriete - No olho do furacão Reviewed by SMK Editors on 14:42 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.