Africanos fazem ritual de exorcismo para se livrar da 'maldição' do Ebola

Um tradicional curandeiro retornou a Meliandou, o marco zero do surto de Ebola na África Ocidental, para concluir a remoção de uma maldição que os moradores acreditam que pode ter sido colocada na aldeia, na Guiné.

Cientistas acreditam que um menino de 2 anos, Emile Ouamouno, foi a primeira pessoa a morrer por causa do Ebola, em dezembro de 2013, em Meliandou. 

Emile teve febre, vômitos e sangramentos e morreu dois dias depois dos sintomas, sem que ninguém soubesse explicar o motivo. Depois, outros moradores da localidade começaram a morrer e um curandeiro foi chamado para realizar uma cerimônia de exorcismo.

Aldeia teme que maldição tenha causado o Ebola
 
Moradores acreditavam que doença, que matou várias pessoas na aldeia, havia sido causada por uma maldição


"Ele tirou os itens de feitiçaria que as pessoas tinham em suas casas", disse Etienne Ouamouno, o pai de Emile. "As pessoas culpavam os itens pelas mortes", lembrou.

Centenas de pessoas abandonaram a aldeia, acreditando que a família de Ouamouno ou toda a aldeia estavam amaldiçoados, disse o chefe do lugarejo Amadou Kamano.

Ouamouno disse que estrangeiros foram ao local e anunciaram que as mortes eram causadas pelo Ebola, que é transmitido pelos fluidos das pessoas doentes, e cuja cura é desconhecida. 

Os moradores de Meliandou são pobres, estigmatizados e continuam desconfiados sobre quem ou o quê trouxe a doença que devastou suas vidas. Assim como em outras aldeias do país, as pessoas continuam acreditando que o Ebola eclodiu de propósito por pessoas que buscam algum tipo de benefício. 

Ouamouno convidou o tradicional curandeiro Kalifa Lengo de volta à aldeia para realizar as etapas finais dos rituais. Durante sua primeira visita, em abril, Lengo plantou uma bananeira no centro da aldeia e prometeu retornar. A árvore cresceu rapidamente. 

O corte da planta, segundo os mais velhos, vai concluir a remoção da maldição. Com músicas e danças, um rito foi realizado próximo à árvore no dia 22 de fevereiro. 

Uma cabra, oferecida pelo curandeiro, foi assada em uma fogueira e um ancião da aldeia jogou arroz em direção à árvore.

"Eu não morri nem fiquei doente e agradeço a Deus por isso", disse Ouamouno.



Gospel Channel
Fotos AP
Africanos fazem ritual de exorcismo para se livrar da 'maldição' do Ebola Africanos fazem ritual de exorcismo para se livrar da 'maldição' do Ebola Reviewed by Gchannel777 on 16:28 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.