Tremores de terra são sentidos em São Paulo e Brasília





Um terremoto de magnitude 6,6 na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira o sudeste da Bolívia, segundo o Observatório San Calixto, que é referência no monitoramento da atividade sísmica no país andino, e também foi sentido em várias cidades do Brasil, como São Paulo, onde alguns edifícios chegaram a ser esvaziados.

 O tremor ocorreu às 10h40 (horário de Brasília), e, segundo o Observatório San Calixto, o epicentro foi localizado a 658 quilômetros de profundidade em Carandayti, na região de Chuquisaca, perto das fronteiras com Argentina e Paraguai. O sismo teve reflexos em Brasília e em São Paulo, assim como em outras cidades dos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, onde alguns edifícios chegaram a ser temporariamente esvaziados, mas não há registro de vítimas nem danos materiais.

O tremor também foi detectado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que atribuiu ao mesmo uma magnitude de 6,8 e situou o epicentro a 557,2 quilômetros de profundidade.

 De acordo ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, que também registrou o terremoto em seus sismógrafos, a magnitude do tremor chegou a 6,7 na escala Richter.

Brasil 

Prédios de Brasília e da região central de São Paulo estão sendo evacuados após relatos de tremores de terra na manhã desta segunda-feira. Funcionários de edifícios comerciais da Avenida Paulista e da sede do Ministério Público na Rua Riachuelo, na capital paulista, foram retirados por precaução. Não há relatos de feridos. A terra tremeu no interior e do litoral de São Paulo e em estados do Sul do país, como Paraná e Rio Grande do Sul. 

Em Brasília, prédios localizados em uma de suas principais avenidas, a W3, na altura da quadra 508 Norte, foram evacuados e seus ocupantes receberam orientações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. “Recebemos vários chamados em todo o Plano Piloto, no Setor de Indústrias e no Guará. 

Não houve nenhum relato de vítimas e nenhuma estrutura foi comprometida. Houve a percepção das pessoas quanto ao tremor, mas não se constatou nenhum problema nas edificações vistoriadas”, informou o capitão Ronaldo Reis, do Corpo de Bombeiros. 

Segundo ele, equipes de vários quartéis de Brasília e cidades vizinhas foram mobilizadas para o atendimento da população, além de membros da Defesa Civil. Em caso de tremor de terra, a orientação para quem sentir os efeitos do abalo é de aguardar o socorro dos bombeiros e da Defesa Civil distante do prédio ou da edificação. Se o abalo for forte, sugere-se procurar uma equipe de engenheiros para avaliar as condições de sustentação do edifício. 
Gospel Channel com EFE
Tremores de terra são sentidos em São Paulo e Brasília Tremores de terra são sentidos em São Paulo e Brasília Reviewed by Samuel Rodrigues on 17:13 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.