Resenha do novo CD de Cassiane "Nível do Céu"

Provocador Gospel - Há meses pessoas perguntam o que foi que aconteceu com as resenhas de CDs que eram tão frequentes aqui no Gospel Channel? Simples, não tinha um lançamento que me chamava atenção. E já dei essa resposta na última análise escrita. Confesso que as música pentecostais de ultimamente estavam (e ainda estão) cheias de clichês temáticos relacionados a mudança de história e mudança de vida. E isso me desanimou. 

Foram inúmeros lançamentos desde junho de 2016, quando escrevi minha última análise (até então), e não quis escrever ou falar um pouco, com exceção de OBRA PRIMA de Damares que falei em poucos parágrafos o que achei. 

Chegamos em 2018 e já não estava esperando nada que me surpreendesse, felizmente estava totalmente enganado. Cassiane nos presenteou com um CD maginifico, totalmente diferente do que estamos acostumados no meio pentecostal. "Nível do Céu" nos apresenta um novo ritmo, se posso dizer isso, o Pentecostal adoração ou Pop worship. Não posso começar a falar desse novo disco sem antes voltar um pouco no tempo. 

Em 2010 quando Cassiane lançou o CD "Viva" pela Sony foi um verdadeiro alvoroço no mercado. A expectativa estava nas alturas. Foram 100 mil cópias logo na primeira tiragem de fábrica, que se esgotaram rapidamente do estoque. Infelizmente ao ouvir o CD foi uma decepção muito grande por boa parte do público que acompanhava o ministério de Cassiane. As músicas não emplacaram, em sua maioria das vezes foram esquecíveis e ouso em dizer até que foram esquecidas! Em seu primeiro CD na Sony a crítica (incluindo eu) não pegou leve. 

Em 2011, após o bombardeio do álbum "Viva", a Sony prometeu que o novo CD de Cassiane iria trazer a "velha" Cassiane, seria um retorno as origens com o "Ao som dos louvores". E realmente esse CD chegou animando bem melhor que seu antecessor. Foram 80 mil cópias vendidas com facilidade. Mas muita gente ficou preocupado pois Cassiane sempre foi sinônimo de sucesso dentro das igrejas a cada CD lançado, e isso não havia acontecido com o "Viva". Felizmente em "Ao som dos louvores" uma faixa pegou no Brasil inteiro, estou falando da canção "Amigo Espírito Santo" que é até hoje entoada por vários grupos de louvor pelo Brasil.

Em 2013, depois de batalhas judiciais e "birrinha" da MK Music, enfim é lançado o CD "Tempo de excelência", que estava na gaveta desde 2009 ( a história é longa, se quiser saber clique aqui). O álbum chegou as plataformas digitais em março e ainda não era tão popular aqui no Brasil o Streaming de música, a popularidade do CD se deu a sites ilegais de downloads e o YouTube. A partir desse ano também fomos percebendo uma queda significativa nas vendas de CDs, o que já dava inicio a  era digital da música em todo o mundo. Serviços como iTunes e Napster estavam cada vez mais populares. Era perceptível que "Tempo de excelência" era bem mais aceito que os lançamentos como "Viva" e "Ao som dos louvores". Infelizmente não foi um disco muito popular por ter sigo trabalhado somente no digital. O relançamento desde disco aconteceu em 2016 e veio remasterizado e com novas fotos e arte.

No ano de 2015 Cassiane retorna a MK Music com o CD "Eternamente", que não apresentou nada de mais, aliás, mais do mesmo do que víamos acompanhado desde o Viva. Mais um CD esquecível com arranjos fracos e letras modestas. Aparentemente um disco feito às pressas, pelo menos é a impressão que passa. Até as fotos do encarte estão estranhas, como muitos disseram, parecendo "Xerox". O que posso falar desse CD é que as músicas de adoração foram os maiores elogios, estou falando de "A oferta sou eu", "Mostra-me tua glória" e "Meu ar".

Foram anos se decepcionado com os trabalhos inéditos da maior recordista de vendas da música pentecostal brasileira. Foram altos e baixos, com pouquíssimas músicas que se destacaram. "Há que saudades daquela Cassiane"... Bom chegou a hora de matar a saudade!



Foram 4 meses preparando esse trabalho. E como sempre eu digo, que demore o tempo que precisar, desde que o resultado nos surpreenda. E foi assim com "Nível do céu". Cassiane resolveu sair da 'receitinha" básica do bolo de chocolate e resolveu inovar! Tudo começa com o repertório. Durante anos sempre critiquei as cantoras que pedem para o Brasil inteiro mandar composições para seus endereços de e-mail e quando finaliza o repertório tem apenas 4 compositores que assinam todas as faixas. "Nível do Céu" não tem compositor repetido, com exceção de Tony Ricardo que tem duas composições. E tem que ser assim mesmo, as vezes sair do quadradinho é bom, e do jeito que estava não estava sendo satisfatório, o jeito foi arriscar.



Em 1999, quando Cassiane lançou "Com muito louvor" foi um verdadeiro reboliço na música pentecostal. Não se ouvia arranjos musicais como aqueles, foi algo totalmente diferente em tudo. Não estou querendo dizer que "Nível do Céu" vai causar uma revolução igual ao clássico, até porque não tem como assemelhar essas duas obras, o que quero dizer é a ousadia que Jairinho Manhães, o fiel produtor, teve em trabalhar muito bem os arranjos desse novo álbum. Ficaram lindíssimos. 

Ouso em dizer que muitas cantoras pentecostais vão "acordar", inovar sem perder a essência do estilo pentecostal. Assim como aconteceu com o pop pentecostal em meados de 2008, parece que o pop worship veio pra ficar. 

Ficha Técnica:´

Produção Musical e Arregimentação: Jairo Manhães | Fonoaudióloga: Lilian Azevedo | Produção de Voz: Jairo Manhães e Hedy Barbosa | Bateria: Sidão Pires | Baixo: Marcos Natto | Teclados, samples e loops: André Lopes | Guitarra e Violões: Henrique Garcia | Percussão: Marcus Cesar | Acordeon: Lenno Maia | Metais - Sax: Marcos Bonfim | Trombone: Roby Olicar | Trompete: Márcio André | Cordas: Aramís Rocha, Robson Rocha, Marcos Scheffel, Guilherme Sotero, Denis Rocha, Renato de Sá | Vocal: Fael Magalhães, Roby Olicar, Hedy Barbosa, Erika Nascimento, Paloma Possi, Paulo Zuckini 

Gravado e Mixado no Reuel Studios-Eng. Técnico: Edinho Cruz | Aux. Téc.: Rodrigo Malafaia | Masterização: Ricardo Garcia | Fotografia e Arte: Rafa Vidal

Nível do céu - Carro chefe do CD começa logo com o tema escolhido para o álbum. Letra linda, arranjos perfeitos e a voz de Cassiane não tenho nem o que comentar. Passam os anos e Cassiane continua cuidando muito bem de sua voz.  A composição é de George de Paula. Logo na primeira faixa percebi também uma coisa que critiquei muito nos últimos trabalhos de Cassiane, que consequentemente é atrelado ao Jairinho, os arranjos musicais dessa vez não se resumem somente ao som da bateria. Dá pra ouvir todos os instrumentos, sem aquele "abafamento". O back vocal também ficou lindíssimo, ou seja, dá pra escutar perfeitamente TODO MUNDO. 



O leão e o Cordeiro - A segunda faixa do CD mostra-nos porque Jairinho Manhães é considerado um dos maiores produtores da música pentecostal que esse país já teve. Desde o álbum "A cura" esperava ver Jairinho nos trazendo arranjos exímios ou pelo menos parecidos com aqueles de 2003! A partir dessa segunda faixa percebemos que "Nível do Céu" é completamente diferente do que estávamos acostumados desde o "Viva". Escrita por Rogério Jr, "O leão e o cordeiro" me fez chorar, e não tenho vergonha de dizer isso; me tocou muito essa faixa, e ainda me peguei dizendo "É dessa Cassiane que eu estava com saudades". Uma música pentecostal de adoração a Deus e ponto! Ouça abaixo:





Oração de verdade - Feche os olhos e escute essa faixa. Pr Lucas escreveu uma oração em cima de outra oração e depois juntou as duas e saiu essa linda canção!! Não tem como descrevê-la, mas é possível sentir 


Quando você me adora - Quem curte muito gospel internacional assim como eu, hora que ouviu essa faixa com certeza teve uma impressãozinha de estar escutando alguma apresentação da Gateway Worship. Um pop worship muito bom. Aquela faixa pra dar uma leve "sacudida" depois de três canções de impacto. A composição é de Gislaine e Mylena. 

Arma secreta - Depois de que ouvi o CD inteiro, entendi porque essa faixa foi a escolhida para ser single. Primeiramente porque é fácil de decorar. Segundo porque é uma faixa que ainda tem muito, mas muito mesmo do estilo que Cassiane vinha empregando em seus CDs desde o "Viva". Terceiro é uma faixa curta, ou seja, perfeita para tocar na rádios e fazer divulgação. E quarto motivo, tiveram medo de apresentar uma Cassiane diferente. Nenhuma música do CD possui esse mesmo estilo pentecostal de sempre! É uma faixa arroz e feijão. Simples mas muito bem feita.  A composição é de Cláudio Louvor. (Clique aqui e assista o clipe)

O céu vai revelar - Voltemos ao pop worship. Cassiane escolheu muitas faixas de adoração e louvor neste CD. Essa faixa fala arrebatamento, algo que praticamente sumiu dos CDs pentecostais. A composição é de Patrick Mendes.



Até teus braços - Aqui está um dos destaques deste CD. Uma adoração profunda. Uma letra muito poética que poucos conseguem escrever e nos fazer entender. A composição é de Jotta A. Uma faixa extremamente harmoniosa em todos os sentidos.





Deixa o céu desder - Mais uma letra forte desse repertório. Temos mais uma vez um pop adoração. Cassiane trouxe um CD totalmente focado na adoração, mas sem esquecer seu lado pentecostal. Os arranjos musicais conseguiram não deixar a faixa monótoma, talvez por isso seja tão prazeroso escutar essa linda canção. A composição é de Dimael Kharrara.

Lugar da tua presença - Mais uma faixa que nos transporta pra pertinho de Deus! Tony Ricardo conseguiu escrever uma linda canção que toca nossa alma, e claro, Cassiane a interpretou com maestria. 

Viveu por me amar - Essa música nos faz relembrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário. E o amor que ele teve por nós. Uma letra intensa escrita por Tony Ricardo. A intensidade dos arranjos começa no refrão e posteriormente na ponte.   

Tem que ser pequeno - Essa faixa conseguiu altos elogios com os pequenos trechos que Cassiane gravava em vídeo ainda no estúdio de gravação. Para muitos deveria ter sido escolhida como primeiro single, mas a MK fez bem em deixar essa linda canção para o lançamento. Escrita por Anderson Freire, "Tem que ser pequeno" é uma das faixas mais lindas e impactantes do CD. O próprio compositor faz participação nessa música; Os arranjos e o back vocal crescem a partir da ponte e fica vibrante até  final. 





Ele vai passar - Fechando o CD, de modo muito bom inclusive, temos "Ele vai passar", que trás o pentecostal tradicional que nos remete há tempos atrás, apenas provando que Cassiane é pentecostal, mesmo inovando não perde a essência!  A composição é de Jonathan Paes.



Cassiane nos presenteou com um belo trabalho. E que esse CD alcance várias  almas para Jesus. Pra quem ama música pentecostal aconselho comprar esse CD, porque com certeza é mais um marco na história da música gospel. Daqui vários anos ainda vai se falar desse álbum, assim como acontece com "Com muito louvor" e "A cura".



© 2018 Provocador Gospel - Gospel Channel Brasil

© MK EDIÇÕES | © REUEL PROMOÇÕES E EVENTOS | © AR FREIRE EDITORA


Resenha do novo CD de Cassiane "Nível do Céu" Resenha do novo CD de Cassiane "Nível do Céu" Reviewed by Gchannel777 on 16:37 Rating: 5
Postar um comentário
Tecnologia do Blogger.