Últimas publicações

Resenha do novo EP de Cassiane "A voz"

mai. 23, 2020 0 comments


Já faz tempo que não escrevo minhas impressões sobre algum projeto. Até porque não se lança mais obras completas de 12 a 14 faixas inéditas para ficar analisando. O modo como ouvimos música mudou e temos que seguir essas mudanças. Essa semana tivemos o lançamento do EP "A voz" da cantora Cassiane pela MK Music. 




Já vamos começar falando de um ponto extremamente positivo. Ao contrário do que foi feito com EP de Elaine de Jesus e Midian Lima, desta vez a gravadora resolveu lançar todas as músicas de uma vez juntamente com um clipe. Chamo isso de positivo porque temos um projeto para ouvir inteiro e não só as músicas realmente novas, afinal, ficam lançando 1 música a cada mês e depois lançam o EP apenas com duas faixas inéditas o que acaba com o brilho da palavra "Lançamento". Eu prefiro assim e que venham mais clipes posteriormente. 




Todas as canções são produzidas por Jairinho Manhães, que no último trabalho de Cassiane (Nível do céu) conseguiu muito elogios em relação a obra por completo. Desde o disco Faça diferença (2007) Cassiane não surpreendia o público com um CD bem produzido em todos os detalhes. 

Quando se escuta "A voz" eu percebo ainda resquícios de "Nível do Céu", o tal Pentecostal Worship, mas dessa vez um pouco mais leve com esse lado da moda e mais voltado para o pentecostal. Com apenas 5 faixas posso dizer que Cassiane surpreendeu.



Você pode ouvir durante a resenha um pouco de cada faixa através do Spotify (Para ouvir completo é necessário fazer login)

Olha o que Deus faz - Composição de Gislaine e Mylena é considerada a faixa mais pentecostal do EP. Um estilo que os admiradores do ministério de Cassiane esperam que ela volte explorar mais. O ruim dessa faixa é que ela acaba rápido. É a mais curta do projeto. O refrão principal é explorado apenas duas vezes. 



Não sou mais orfão - Uma letra muito profunda escrita por Dimael Kharrara. Mas que já altera o tom do EP se comparado a primeira faixa. Eu tenho um sério problemas com refrãos curtos e explorados inúmeras vezes num ritmo monótomo, mas com essa é diferente, a canção consegue ser "elegante" e não agride o fato de ser repetitiva. Os arranjos do maestro conseguem nos envolver junto com a letra, e quando se encaminha para o final tem um desfecho muito bom simplesmente parando!! Dando a impressão de "Chega" para não ser tão repetitivo. 



Deus Vem - Essa foi a canção lançada com clipe no dia que o EP estreou em todas as plataformas digitais, por isso o primeiro single do EP. Por questão da PANDEMIA o clipe inclusive foi gravado inteiro em estúdio, sem Cassiane gravar nada externamente. Arranjos bem empoderados com vários nuances de subidas e descidas com um ritmo acelerado e marcante. Faz sentido a escolha como 1º single. A composição é de Dimael Kharrara e Tayrone Hayran.



A voz - Aqui temos uma faixa verdadeiramente singular. Tema do EP com uma letra tão marcante e arranjos "pesados", falando positivamente! A composição dessa música é de Jotta A, obviamente ela foi gravada muito antes dessa atual polêmica envolvendo o ex-cantor e compositor gospel, mas mostra o quanto ele conseguia capturar as inspirações dos céus e transcrevê-las com facilidade. O que nos resta, é apenas orar por ele e nada mais. Vamos deixar o julgamento para o Pai! A canção realmente nos leva a um clima de adoração e ainda traz o refrão de um dos hinos mais belos da Harpa Cristã, "O Senhor da ceifa chama" (hino 127). Jotta A como compositor é incrível. No CD "Nível do Céu" ele escreveu a faixa "Até teus braços". Um dia quem sabe ele sente saudade volta para os braços de quem nunca o abandonou.



Feridas de um soldado - Aquela letra que te faz chorar. É assim que eu posso resumir essa faixa. O que tem de soldados machucados por essa nação, ainda mais nesse atual momento que vivemos. É interessante que Midian Lima lançou o single "Soldado Ferido" há duas semanas atrás e agora Cassiane também nos trás o mesmo tema, mas com ritmos e temperamento bem diferentes. Não teria como não fazer essa comparação! A composição dessa faixa é de André Freire. 



--


Ainda na semana de lançamento Cassiane confirmou que a MK vai produzir CDs físicos para venda, porém em edição limitada com poucas cópias, o que está virando tendência no mercado gospel, e essa tendência é a alegria para quem gosta de colecionar CDs, o ruim como as tiragens são limitados o preço vem um pouco mais caro do que o comum.  

Porém tudo depende de que estratégia a gravadora vau usar, lançar um CD com as 5 faixas mais os playbacks ou esperar Cassiane gravar outro EP e juntar tudo em um só. A MK lançou alguns EPs em fomato físico, mas nada demais, quem sabe ela não dê mais atenção a edições especiais para colecionadores. 

"A voz" é um EP curto (23 min), que cumpre muito bem sua proposta ao estilo pop-pentecostal. Em 2020 Cassiane completa 39 anos de ministério e ainda está entre as maiores cantoras do meio pentecostal e gospel no Brasil. 

Gospel Channel | Coluna: Provocador Gospel | Fotos: MK Music | Divulgação: P2S digital

Comentários

Related Posts

{{posts[0].title}}

{{posts[0].date}} {{posts[0].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[1].title}}

{{posts[1].date}} {{posts[1].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[2].title}}

{{posts[2].date}} {{posts[2].commentsNum}} {{messages_comments}}

{{posts[3].title}}

{{posts[3].date}} {{posts[3].commentsNum}} {{messages_comments}}

Formulário de contato